A prática que ensina

By terça-feira, setembro 04, 2012 , , ,

Estive em uma Escola bíblica ontem (03.09.12) e pude ouvir o testemunho e palavra de uma missionária chamada Lana, formada pelo Centro de Treinamento Bíblico em Tulsa e que está fazendo um trabalho maravilhoso com crianças que são vendidas como prostitutas em países do oriente. 

Enquanto ela contava os fatos, ela destacou e me chamou a atenção para o fato de que muitas coisas nós não iremos aprender sentados em um seminário por mais renomado que ele seja. Você nunca aprenderá sentado em uma sala de aula sobre como pregar para um grupo fortemente armado de guerrilheiros que são treinados para matar, nem aprenderemos o passo a passo de como começarmos a ministrar diante de qualquer público que seja. Não seria mais fácil se tudo já viesse mastigado por Deus para nós e só precisássemos seguir um manual detalhado?

Êxodo 4
10 Disse, porém, Moisés ao Senhor: "Ó Senhor! Nunca tive facilidade para falar, nem no passado nem agora que falaste a teu servo. Não consigo falar bem!"
11 Disse-lhe o Senhor: "Quem deu boca ao homem? Quem o fez surdo ou mudo? Quem lhe concede vista ou o torna cego? Não sou eu, o Senhor? 12 Agora, pois, vá; eu estarei com você, ensinando-lhe o que dizer". 

Alguns, assim como eu, um dia diante deste texto já se perguntaram o motivo pelo qual Deus não deus uma amostra antecipada para Moisés de como iria dar certo, ou porque ele não o transportou para o futuro o mostrando falar muito bem sem gaguejar nenhuma vez, não seria mais fácil? Seria difícil pra Deus? Claro que não. Mas vejo que a questão é que com Deus tudo é na base da fé e entrega. Até quando falamos de ministério. 

Talvez você, como eu um dia, tem muita dificuldade e está como esperando o dia em que vai ter total confiança para se deixar ser usado naquilo que você já sabe que Deus quer te usar. A novidade é que esse dia de tranquilidade total, onde você vai acordar se sentindo completamente pronto e autoconfiante não irá acontecer. Mas para acontecer o dia em que você vai agir confiando em quem te chamou e irá se lançar nessa confiança vencendo seu medo, só depende de você. 

A confiança do ministro nunca poderá estar nele mesmo, mas no fato de que quando ele abrir a boca em fé para ministrar a palavra, Deus irá completá-la. 

Não haverá um ensino que irá te mostrar passo a passo o que você deve fazer e como fazer diante da maioria das situações em que você terá que ministrar. Como dizia o Pr Márcio Valadão: "Só existe uma maneira de aprender a pregar, que é pregando".

Comece pela fé!

Leia também isto:

0 comentarios