A prática do perdão

By quinta-feira, setembro 15, 2011 , , , , , , ,

Colossenses 3
13 Suportem-se uns aos outros e PERDOEM as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou. 14 Acima de tudo, porém, revistam-se do amor, que é o elo perfeito.

O perdão é uma prática importante na vida do cristão, mas que em um primeiro momento muitos de nós olhamos com um olhar de dificuldade, mas quando nos chega o conhecimento do amor de Deus que já foi derramado em nosso coração, podemos ver que é algo que pode fluir de nós com muita naturalidade. O conhecimento da verdade nos liberta.  

O que é o perdão? 

A primeira coisa que devemos entender, é que o perdão não é um sentimento. Você não precisa sentir nada para pedir perdão a alguém. Tem pessoas que deixam a oportunidade de liberar o perdão passar com a desculpa de que não sentiram ainda que é o tempo de perdoar. Perdão é uma escolha e uma atitude. 

Perdão quer dizer liberação, tornar livre, mostrar simpatia incondicionalmente. 

A falta de perdão nos prende ao passado

Uma vez atendi a um jovem que ficou pouco mais de uma hora me contando sobre a sua dificuldade de seguir sua vida adiante devido a um relacionamento frustrado. Ele me contara de sua ex-namorada que o tinha traído e isso naturalmente o feria demais e o impedia de iniciar um outro relacionamento. Até então, tudo estava aceitável, afinal é difícil passar por uma situação dessa onde se deposita confiança e ela é traída. Mas fiquei muito espantado quando pensava que isso seria um fato recente, mas na realidade se tratava de algo que tinha acontecido a cinco anos atrás. 

Tem muitas pessoas que ficam presas ao passado, pessoas que não conseguiram liberar perdão a acontecimentos de anos atrás e por isso não conseguem viver aquilo que Deus tem de novidade diante delas.  

Hebreus 12 
1 Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta, 2 tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé.

Filipenses 3
13 ... mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, 14 prossigo para o alvo, afim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus.

Como devemos perdoar?

Devemos perdoar assim como o Senhor nos perdoou. A palavra nos diz em Romanos 5:8 que Deus demonstrou seu amor por nós entregando a vida de seu único filho em nosso favor quando ainda éramos pecadores, ou seja, Ele não tinha motivo para perdoar, mas escolheu assim o fazer.  Aprendo então, que o perdão do tipo de Deus e que é esperado em nós, não tem relação alguma com  uma culpa ou não. É uma questão de liberação e que faz o bem exclusivamente a quem toma essa atitude de andar em amor.

O crente deve ser aquele que mesmo quando lesado, chega diante da pessoa e pede perdão por qualquer coisa que ele possa ter feito e que possa ter levado essa pessoa a ter tomado aquela atitude contra ele. O pensamento correto é que se eu, que era culpado também ja fui perdoado, então que dificuldade posso ter em te perdoar também. 

Não podemos ser como aquele servo impiedoso que é citado por Jesus em uma parábola (Mateus 18:35), que é perdoado de uma dívida pelo seu senhor e logo depois que encontra alguém que está em dívida com ele, não o consegue perdoar. Muitas das vezes, nós estamos agindo dessa maneira. Recebemos o perdão de uma dívida maior, mas não sabemos perdoar uma simples falha. 

Por que tenho que praticar o perdão?

Temos que entender de uma vez por todas que o perdão é de benefício exclusivo para quem o pratica. 

Entendemos que a fé é aquilo que usamos para tomar posse do que Deus já conquistou para nós e nos deu pela sua infinita graça. Entendemos também que a fé opera através do amor. Sendo assim, quando não praticamos o perdão, não estamos andando em amor e nossa fé fica inoperante, nos impossibilitando de receber bençãos já conquistadas para nós. 

Eu não vou deixar de receber nada por falta de perdão e espero que você também não. Perdoe sempre! 

Eu escolho andar em amor.

Leia também isto:

0 comentarios