O que a fé bíblica não é?

By quarta-feira, setembro 05, 2012 ,

1. FÉ NÃO É UM FINGIMENTO

Tem pessoas que acham que ter fé é quando você está com o braço quebrado e alguém chega perto de você para perguntar o que aconteceu com seu braço e a resposta deveria ser: "Nada, isso não é nada. Não aconteceu nada e não estou sentindo nada, pois já estou curado." Não acredito que seja assim. Fé não é um fingimento. 

Em um dos textos mais usados para se ensinar sobre fé (Marcos 11:23), Jesus ensinando sobre o assunto a seus discípulos diz que era necessário dizer ao monte, mas como você irá dizer ao monte se permanecer negando a existência dele?

A fé não nega a realidade, mas também não se rende a ela. A fé é a certeza de que o problema pode até existir, mas a solução já foi providenciada e vivo e ando a luz desse entendimento. Não me entrego as circunstâncias por mais que existam, elas é que se rendem a minha fé. 


2. FÉ NÃO É UM DESEJO

Todos possuem desejos e vontades e colocam isso como um alvo, pelo menos durante um período em sua vida. Quem joga na loteria, joga com um desejo imenso de ganhar. Não imagino que ninguém que aposte seu dinheiro o faça achando que não tem a possibilidade de ganhar. 

Fé não é um desejo, fé não é uma esperança. A fé passa por isso, mas não para nisso. A fé tem o firme fundamento na Palavra de Deus. Quem tem fé, crê no que Deus diz, e o que Ele diz não é apenas um desejo, é um feito, um fato, já aconteceu. A fé é quando o desejo deixa de ser uma esperança e passa a ser uma certeza nesse feito. 


3. FÉ NÃO É UM SENTIMENTO

Os sentimentos dependem completamente das coisas que são visíveis e tangíveis. A fé depende apenas da palavra de Deus, mesmo que não haja nada tangível a volta. Existem pessoas que querem primeiro sentir, ver, perceber para depois crer, mas é lógico pensarmos que se fosse assim, não precisaríamos de fé. 

Abraão não atentou para seu corpo, não considerou o que seus sentidos lhe apresentavam. Ele escolheu considerar maior do que isso a palavra de Deus. Quando Jesus foi para ressuscitar Lázaro o corpo dele já cheirava mal, mas ele não se atentou para essa informação obtida pelos seus sentidos. 

Na maioria das situações em que precisamos crer, os sentimentos irão nos levar a uma direção contrária a nossa fé. Guarde isso: "Você não precisa sentir, você precisa crer."


4. FÉ NÃO É LÓGICA 

Pedro que era pescador e entendia do assunto, mas lançou a rede e fez a melhor pesca de sua vida quando Jesus lhe deu uma palavra. Jesus alimentou uma multidão com apenas cinco pães e dois peixes. E, poderia citar muitos outros exemplos aqui que não possuem lógica alguma. 

Muitas pessoas possuem dificuldade de crer porque antes querem entender, mas a fé genuína não está na mente, está no coração. Na maioria das vezes teremos que crer sem entender. Nossa mente não vê lógica nenhuma, mas vamos precisar crer além dela. 

Não pense que só poderá andar em fé quando sua mente estiver concordando com seu coração. 


Fonte: Compartilhando um pedacinho de minhas anotações em aulas de seminário (Seminário Teológico Carisma e Centro de Treinamento Bíblico Rhema)

Leia também isto:

0 comentarios