A lei do pecado e a justiça de Deus

By terça-feira, janeiro 17, 2012 , , ,

Romanos 3
19 Sabemos que tudo o que a Lei diz, o diz àqueles que estão debaixo dela, para que toda boca se cale e todo mundo esteja sob o juízo de Deus. 20 Portanto, ninguém será declarado justo diante dele baseando-se na obediência à Lei, pois é mediante a Lei que nos tornamos plenamente conscientes do pecado.
21 Mas agora se manifestou uma justiça que provém de Deus, independente da Lei, da qual testemunham a Lei e os profetas, 22 justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo para todos os que creêm.

Muitos pensam que pelo cumprimento da Lei irão alcançar algo, ou estarão se tornando mais puros mediante outros. Tem pessoas que a partir do fato de estarem bem ou não com o cumprir de todas as regras "religiosas", é que irão determinar se o dia delas será bom ou ruim, ou se naquele dia elas estarão mais espirituais ou não, se haverá ousadia ou não. O estranho é que percebemos que todas as pessoas que andam assim, estão sempre falhando no objetivo de se mostrarem mais "puras".

A verdade é que quem vive baseado na Lei, vive uma vida de tentativas. Entenda isso! Quem vive correndo atras de fazer tudo certinho sem o entendimento da graça de Deus, vive realmente somente na tentativa de acertar sempre. Basta um mês ou até menos que isso, para que um erro apareça e cause um sentimento de incapacidade, sujeira, de impossibilidade. Viver baseado na lei é viver frustrado, pois sempre foi impossível para o homem que ele conseguisse se justificar para sempre e de uma vez por todas baseando-se no cumprimento de uma lista de regras. 

Outra verdade, é que segundo o versículo 20 do texto acima, ao contrário do que muitos pensam e tentam, a Lei não revela a santidade, e sim, revela o pecado. Aqueles que conseguem estar livre de determinado pecado e não tem a compreensão da graça de Deus, viram pessoas esnobes, olham para outros como se fossem melhores pelo fato de conseguirem algo que, naquele momento, o outro não está conseguindo. Quando essa mesma pessoa erra, ela também se sente pequena, o pecado é revelado e fica grande diante dela, e é assim que o sentimento de fracasso chega diante dela. Muitos, por não entender a graça, permanecem neste ciclo por toda a vida. 

Glória a Deus pelo verso 21: "Mas agora se manifestou uma justiça que provém de Deus, independente da Lei, da qual testemunham a Lei e os profetas, justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo para todos os que creêm."

Se por um tempo o homem viveu tentando ser justificado pela Lei e se deparando com falhas o tempo todo, sem conseguir se purificar,  um dia, um homem chamado Jesus Cristo, nos justificou de uma vez por todas. Aquilo que o homem tentava fazer a vida inteira, Ele o fez em nosso lugar. Agora, para que possamos alcançar isso, não temos mais que cumprir a Lei, pois ele foi o cumprimento dela. Nosso papel se tornou apenas um: Crer.Se a Lei existia e seu papel era nos revelar o pecado, Jesus veio para nos revelar a justiça que provém de Deus mediante a fé. Agora não há mais do que se esnobar, não há olhar altivo e nem razão para se sentir inferior, pois não provém de nós, não fomos nós, foi Jesus que o fez por todo àquele que crê.

Por essa razão, que não podemos pregar sobre pecado para aquele que está em pecado achando que isso irá revelar o amor de Deus. Pregar a Lei só revela o pecado. Pregue o amor e a graça de Deus, e assim  será revelada a justiça.

Leia também isto:

0 comentarios