Salvos pela graça

By quinta-feira, janeiro 19, 2012 ,

Efésios 2
8 Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus;

Nós crescemos aprendendo que se queremos um dia conquistar algo, temos que suar muito para conseguir. Ninguém espera que grandes conquistas simplesmente caiam do céu. No mundo em que nós vivemos, temos que trabalhar, se dedicar e suar para conseguir tudo o que almejamos. É muito difícil para nós, entendermos como é que poderíamos receber algum prêmio muito grande sem ter feito nada para buscá-lo. Até para ganhar na loteria, o mínimo que a pessoa precisa fazer é sair de casa e comprar o bilhete. 

Todo mundo fala de graça, todos sabem que ela é um favor imerecido e o texto nos diz que é por essa graça que fomos salvos, mas nossas atitudes muitas vezes nos mostram que nós ainda não entendemos completamente a graça de Deus. Aliás, o amor e a graça de Deus é algo que realmente não sei se vamos conseguir dimensioná-los por completo, mas sei que vamos experimentá-los. 

Por causa de uma cultura de lutas e conquistas, muitos cristãos passam a vida inteira tentando conquistar também a sua salvação. Na prática, acham que o cumprimento de regras ou não que irá determinar se serão salvos ou não. Entenda que não estou falando contra a consagração. Ela tem o seu papel que é fundamental, mas a salvação é garantida somente pela graça e mediante a fé.

Um professor da faculdade dizia: "não existe almoço grátis". Uma frase muito conhecida que se refere ao fato de que para tudo o que você faz existe um preço, existe uma motivação por detraz. Até mesmo aqueles que fazem sem demonstrar querer nada em troca, na verdade de alguma forma querem. Talvez o retorno não seja financeiro, mas no mínimo ele espera o reconhecimento, o carinho, aplauso de todos. Provavelmente, aquele professor não colocava Deus na mesma caixa que todos. 

A graça de Deus é o simples fato de nós não fazermos absolutamente nada para merecermos, e mesmo assim Deus vir em nossa direção para nos abençoar. É o fato de reconhecermos as nossas impossibilidades, fraquezas, erros e saber que da mesma forma, sem levar em consideração tudo isso, Deus nos tratar e nos presenteia como se houvessem apenas acertos. A graça não é pra ser questionada, e sim pra ser aceita. Quem continua tentando fazer por merecer o prêmio da salvação nunca irá alcançá-la, pois estará sempre duvidando da graça, não a considera suficiente.

Uma vez, um amigo que não entendia muito bem dessa forma me disse: "Essa graça não é assim do jeito que vocês tão falando não. Tudo tem um preço. Ela não é tão de graça assim como vocês pregam. O preço da graça é muito caro". Eu respondi: "Com certeza! O preço é tão caro que seria impossível que eu e você pagássemos por ela. Foi por isso que Jesus veio e pagou por nós. Agora nós a aceitamos ou não de graça".

Entenda o que Jesus fez por você e experimente dessa maravilhosa graça.

Leia também isto:

0 comentarios