Unção sobre

By segunda-feira, outubro 10, 2011 , , , , , , , , , , ,

A unção sobre é aquela que vem sobre nós para nos capacitar para o serviço.

Isaías 61 
1 O Espírito do Soberano, o Senhor, está sobre mim, porque o Senhor ungiu-me para levar boas notícias aos pobres. Enviou-me para cuidar dos que estão com o coração quebrantado, anunciar liberdade aos cativos  e libertação das trevas aos prisioneiros, 2 para proclamar o ano da bondade do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; para consolar todos os que andam tristes, 3 e dar a todos os que choram em sião uma bela coroa em vez de cinzas, o óleo da Alegria em vez de pranto, e um manto de louvor em vez de espírito deprimido.

Se trata da unção que vem sobre nós como uma capacitação sobrenatural para o exercício dos cinco dons ministeriais citados em Efésios 4, assim como também, o ministério de ajuda.

Onde há unção, há um ambiente favorável. Onde há unção, há graça. As coisas acontecem quando estão debaixo de unção, as coisas fluem. 

Algumas vezes vemos pessoas que possuem um grande conhecimento histórico ou teológico sobre um determinado assunto, mas não há unção e por isso é como se a mensagem não atingisse o seu objetivo com facilidade. Parece que as coisas não estão acontecendo, como se alguma coisa estivesse agarrando. Não está fluindo. 

A unção é como um óleo que passamos em uma máquina para que ela diminua o atrito enquanto está em funcionamento, para que haja deslizamento, fluir. Sem atrito, sem força!

Exemplos

Uma pessoa que tem unção para ensinar (mestre), talvez você não consiga vê-lo desempenhar um papel excelente em outras áreas dentro da igreja, mas quando ele entra dentro de uma sala de aula, existe uma graça para que ele exerça aquilo e é algo simplesmente extraordinário. As pessoas ficam atentas, o ensino chega com facilidade. 

Outro exemplo, talvez um pastor que não tenha tanta habilidade no ensino, mas quando se trata em amar, consolidar, discipular, realizar um atendimento pastoral, não existe ninguém que o faça melhor. 


Como uma onda


Ja viu acontecer de algumas pessoas investirem tempo em algo, se dedicarem de verdade em uma atividade dentro da igreja que creem que vai dar certo. Preparam tudo corretamente, escolhem o melhor horário e estão tentando a anos fazer com que aquilo tenha seu momento de explosão e cresça. Passa um tempo, vem uma outra pessoa, começa a mesma atividade, talvez nem tão preparado e em um horário aparentemente pior do que a pessoa antiga estava tentando a anos, e a atividade desta simplesmente rompe com todas as barreiras, as pessoas não param de chegar de todos os lados. O evento é um sucesso. É o que a unção faz!

Tem também aquele grupo musical que é um espetáculo. Músicos profissionais, dedicados ao que fazem, conhecedores do mundo da música. Arranjos impressionantes, vozes maravilhosas. Todos os amam e adoram ouvir o som deles. E chega aquele grupo musical mais simples, mas que quando começam a tocar um louvor, por mais simples que seja, é como se o ambiente inteiro mudasse, como se os céus descessem até nós. Isto é unção!

Vejo que a unção é como uma onda no mar. 
Não sei se você ja passou pela situação complicada de se ver distante da areia e não conseguir mais voltar a nado. Seus braços estão cansados de tanto tentar se esforçar, suas pernas doem, o folego acabando, quando de repente, vem uma onda que o carrega, polpa seus esforços. Vejo que a unção funciona como essa onda. Ela nos leva ao objetivo.

Muitos estão querendo crescer ministerialmente sem unção e ficam gastando foças para traçar estratégias, convencer pessoas, passar objetivos e com o tempo estão se cansando. Alguns conseguem ir um pouco além, alcançando metas como empresários de qualquer outro ramo alcançam. Mas, por mais que ele possa atingir um certo ponto com sua própria força, não se compara com o lugar que a unção poderia o levar.

Vale mais esperar por essa "onda" e se encaixar nela, que ficar se cansando com seu próprio esforço. Busque por unção!

Leia também isto:

0 comentarios