Ministério Jovem para jovens

By segunda-feira, maio 16, 2011 , ,


Tenho buscado conhecer alguns líderes e ministérios que trabalham com jovens de diversas denominações e partes do Brasil e do mundo. A conclusão que tenho chegado é que tem sido difícil encontrar ministérios que conseguem unir uma boa base bíblica em suas mensagens e ao mesmo tempo entretenimento jovem.

Tenho visto muitos líderes gabaritados, que possuem conhecimento em liderança, psicologia, ,sociologia, sabem falar a linguagem que o jovem entende e faz do púlpito um lugar onde somente irá expor seu conhecimento e opinião sobre determinado assunto. Deixo claro que não sou contra o estudo e sei que ter um certo conhecimento sobre comportamento do público que esta lidando ajuda na transmissão da palavra, mas creio que não há nenhum tipo de conhecimento humano que possa ser mais eficiente que a Palavra de Deus.

Em outras ocasiões, tenho visto líderes que são ótimos motivadores, sabem prender a atenção do jovem, conhecem do assunto de entreter o público. Suas reuniões são sempre cheias, repletas de brincadeiras, gente bonita que chama mais gente bonita, muita música, iluminação, fumaças e festas, e nós que somos jovens gostamos mesmo disso tudo meeessssmo. Mas, em muitos casos não passa disso. O jovem entrou, se divertiu, encontrou amigos e saiu.

E para não dizer que estou querendo falar mal de um grupo ou de outro, vejo também aqueles ministérios onde o ambiente é tão "espiritual" que se torna inconcebível qualquer tipo de "parafernália" que deixaria esse mesmo ambiente mais festivo. Entretenimento nem pensar, afinal os jovens estão ali para um período intenso de oração e para sentirem a doce presença do Espírito Santo. Estes geralmente permanecem sempre com um mesmo público, pois não há atrativo para que outros pensem em visitá-los e é bem capaz que aqueles que estão fora não se sintam tão "espirituais" para permanecerem neste ambiente tão "espiritual".

Conclusão: Acredito que o grande desafio de um ministério de jovens que realmente quer ser relevante nos dias de hoje, é em primeiro lugar estar completamente alicerçado na Palavra de Deus, e conseguir agregar  conhecimento sobre o público que está lidando (jovens) e o entretenimento, buscando o equilíbrio no uso destes para a criação da oportunidade e melhor absorção da Palavra.

Leia também isto:

1 comentarios

  1. Gostei muito. Acho que tds os ministérios dentro de uma igreja deveriam ser totalmente alicerçados na Palavra de Deus.
    Parabéns, seu blog é "bué fixe"!

    ResponderExcluir