A presença que nos distingue

By quarta-feira, fevereiro 10, 2010 ,

Êxodo 33
1 Depois ordenou o Senhor a Moisés: “Saia deste lugar, com o povo que você tirou do Egito, e vá para terra que prometi com juramento a Abraão, a Isaque e a Jacó, dizendo: Eu a darei a seus descendentes. 2 Mandarei à sua frente UM ANJO e expulsarei os cananeus, os amorreus, os hititas, os ferezeus, os heveus e os jebuseus.

12 Disse Moisés ao Senhor: “Tu me ordenaste: 'Conduza este povo', mas não me permites saber quem enviarás comigo. Disseste: 'Eu o conheço pelo nome e de você tenho me agradado'. 13 Se me vês com agrado, revela-me os teus propósitos, para que eu te conheça e continue sendo aceito por ti. Lembra-te de que esta nação é o teu povo”.
14 Respondeu o Senhor: “Eu mesmo o acompanharei, e lhe darei descanso”.
15 Então Moisés lhe declarou: “Se não fores conosco, não nos envies. Como se saberá que eu e o teu povo podemos contar com o teu favor, se não nos acompanhares?
Que mais poderá DISTINGUIR a mim e a teu povo de todos os demais povos da face da terra?”

Neste texto podemos ver Deus se dirigindo a Moisés e ordenando que ele vá com o povo a terra prometida a Abraão, Isaque e Jacó. Junto com Moisés, o verso 2 diz que o Senhor enviaria um anjo para os acompanhar, mas no versículo 15 Moisés mostra o quanto fazia questão da presença do próprio Deus junto dele.


O que me chamou a atenção nesse texto e que quero compartilhar aqui é a última indagação de Moisés feita no versículo 15 referente a presença de Deus. “Que mais poderá DISTINGUIR a mim e a teu povo de todos os demais povos da face da terra?”

Eu amo essa nossa diversidade cultural. O mundo está repleto de pessoas diferentes e com costumes diferentes, e é interessante que por traços físicos, roupas, línguas e sotaques podemos distinguir um povo ou uma tribo de outra.
Se eu coloco em sua frente um homem de cabelos pretos lisos e olhos puxados, de cara saberemos que pelo menos asiático ele é. Se alguem chega perto de você e diz: “Uai, vê se ocê anima de sair no final de semana, sô!” é certo que essa pessoa é mineira, e poderia citar muitos outros exemplos. Exemplos de pessoas que moram na mesma região, porém de tribos diferentes e cada qual com uma forte característica.

A pergunta é: O que tem feito distinção do povo de Deus de todos os outros povos da Terra?

A palavra distinguir no texto não denota sentido de separar, e sim de IDENTIFICAR.
Podemos colocar centenas de pessoas misturadas em um único salão e distribuir aleatoriamente camisas vermelhas e camisas verdes. Mesmo o grupo permanecendo misturado, poderemos distinguir, ou identificar o grupo que estará vestido com camisas vermelhas e o grupo que estará vestido com camisas verdes.

Como povo de Deus, criamos muitos meios pelos quais tentamos nos distinguir de outros grupos sociais. Andamos de maneira diferente, falamos de maneira diferente, nos vestimos de forma diferente, porém muitas das vezes tudo isso tem nos SEPARADO de todos, tem criado uma imensa barreira para nossa aproximação e pregação do evangelho.

Moisés entendia, e minha oração é para que entendamos também, que muito mais do que todas essas questões culturais e costumes, o que deve nos DISTINGUIR de todos os outros povos da face da terra é a PRESENÇA DE DEUS em nossas vidas.

Leia também isto:

0 comentarios