O ministério do profeta [Dons Ministeriais]
Efésios 4
11 E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres
Profeta significa alguém que fala antecipadamente ou abertamente; alguém que fala por inspiração; um intérprete dos oráculos ou das coisas escondidas. Entre os dons ministeriais citados por Paulo em Efésios 4, o profeta é aquele que vem pra dar direções, discernir tempos, corrigir sentidos.
O ministério do profeta está sempre acompanhado dos dons de revelação citados em I Coríntios 12 (palavra de sabedoria, palavra de conhecimento, discernimento de espíritos) e o dom de profecia citado no mesmo capítulo.
Assim como em todos os outros dons ministeriais, a função ministerial de profeta também foi designada por Jesus para alguns, sendo assim, não somos nós que escolhemos ser profetas ou estudamos para isso, mas o nosso papel é entender o nosso chamado e o da igreja é sempre somente de reconhecer quando você está operando no dom que Deus te concedeu.
Todos podem profetizar, mas isso não quer dizer que todos os que assim fazem serão profetas. Profecia é falar por inspiração divina e nem sempre está acompanhada de uma palavra ligada a um acontecimento oculto ou algo relacionado ao passado ou futuro.
O profeta possui duas funções importantes para o corpo de Cristo, que são a advertência e a correção. Advertir é lembrar do que já se sabe, indicar o caminho correto antes ou quando se vê a possibilidade de ir para o errado. A correção é quando já se está no caminho errado.
As palavras dos profetas são sempre cheias de advertência, são duras. Ele provavelmente não irá ter a paciência que um pastor tem ao lidar com os mesmos problemas de uma certa ovelha. O profeta sempre vai procurar ser mais direto, tanto quando está falando para somente um como para toda a igreja.
0 comentarios