Reconhecendo o dom do apóstolo [Dons Ministeriais]

By quinta-feira, setembro 27, 2012 , , ,


Como já vimos em outras postagens, os dons ministeriais citados em Efésios 4, não se tratam de títulos e não se encontram na bíblia em uma ordem hierárquica, porém, se tem um dom que muitos usam como um título no qual o irão colocar em uma posição elevada ou diferenciada entre os outros ministros, esse com certeza é o título de apóstolo. Mas, como sabemos se realmente a pessoa que se auto denomina assim, é realmente o que diz ser?

I Co 9 
1 Não sou livre? Não sou apóstolo? Não vi Jesus, nosso Senhor? Não são vocês resultado do meu trabalho no Senhor? 2 Ainda que não seja apóstolo para outros, certamente o sou para vocês! Pois vocês são o selo do meu apostolado no Senhor.

Pegando como exemplo o que Paulo diz no texto em destaque acima, o apóstolo é reconhecido pelos seus frutos. O trabalho realizado, as igrejas implantadas e a mensagem baseada em firmes fundamentos dão o selo de originalidade ao exercício ministerial de um apóstolo. 

Na bíblia vemos o próprio apóstolo Paulo se colocando na figura de um pai, pois de fato o apóstolo vai ser o que irá gerar um trabalho e como todo bom pai, ele também tem o prazer de ver a sua cria crescendo, amadurecendo e andando com suas próprias pernas. 

Muitos estão dizendo ser apóstolos quando na verdade não estão no exercício deste dom. Não estou dizendo que são pessoas ruins ou que estão tirando proveito de alguma situação, apenas não estão encaixados ou intitulados nos seus respectivos e corretos dons ministeriais. Pode ser que alguém que tanto vemos e chamamos de apóstolo seja na verdade um pastor ou mestre. É apenas uma questão de entender com clareza e estar inserido no que se é de fato. 

Em II Coríntios 11:13 a bíblia nos fala sobre os falsos apóstolos: "Pois tais homens são falsos apóstolos, obreiros enganosos, fingindo-se apóstolos de Cristo." Diferenciamos os falsos apóstolos e os verdadeiros pelos seus frutos. 

Leia também isto:

0 comentarios