O crescimento da igreja no livro de Atos

By terça-feira, setembro 18, 2012 , , , ,


Atos 2
42 Eles de dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações. 43 Todos estavam cheios de temor, e muitas maravilhas e sinais eram feitos pelos apóstolos. 44 Os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum. 45 Vendendo suas propriedades e bens e bens, distribuíam a cada um conforme a sua necessidade. 46 Todos os dias, continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em suas casas, e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração, 47 louvando a Deus e tendo a simpatia de todo o povo. E o Senhor lhes acrescentava diariamente os que iam sendo salvos. 

A maior questão que ronda a cabeça dos líderes de igrejas cristãs no nosso país nos dias de hoje é sobre o crescimento da igreja. Aliás, quem não quer ver seu trabalho prosperando, vidas sendo transformadas e a igreja causando grandes impactos onde estão plantados?! Na busca por respostas a cada dia nasce uma estratégia nova para colaborar com este crescimento de maneira mais rápida e objetiva. Um exemplo são os chamados grupos pequenos, ou células, que tem se mostrado como um excelente método de evangelização  e expansão. Além dos variados modelos de igrejas que possuem células, vemos os modelos de discipulados, grupos, cultos, ações e campanhas, tudo visando o crescimento ou grande ajuntamento. Não quero falar contra tudo isso, pois é realmente muito bom! 

Geralmente, quando pessoas falam do crescimento da igreja, elas não deixam de buscar informações no livro de Atos, quando a igreja se desenvolve de uma maneira explosiva através do mandado deixado por Jesus aos apóstolos e o enchimento do Espírito Santo. No texto citado no início, no versículo 42, o escritor destaca aquilo em que a igreja se dedicava, e no verso 47 termina dizendo que enquanto a igreja se dedicava a essas atividades, o Senhor ia acrescentando diariamente pessoas a ela para que fossem salvas. 

Estratégias de crescimento são válidas em qualquer empreendimento, inclusive na igreja, mas no meu ponto de vista se engana aquele que pensa que na igreja isso tem o mesmo grau de relevância que lá fora, quando a queremos tratar como uma ação isolada. Creio que se uma determinada estratégia fosse a questão principal para o crescimento da igreja, Deus seria o maior interessado em deixar isso o mais claro possível nas escrituras, explicando como fazer passo a passo. 

Segundo o texto (verso 42), as quatro atividades na qual a igreja se dedicavam eram essas: 

ENSINO DOS APÓSTOLOS ou doutrina dos apóstolos. A tendência natural é que cada um sempre crie a sua própria doutrina ou concorde com aquela que está mais próxima de suas opiniões. Mas, a primeira igreja se mantinha fiel aos ensinamentos de Cristo deixados aos apóstolos. Interessante é que o texto fala que eles se dedicavam a estas doutrinas, ou em outra versão, eles perseveravam na doutrina, ou seja, requer força, tem que ser de propósito. É necessário perseverar nos ensinos de Cristo mesmo que a nossa mente queira levar algumas coisas para outro lado. 

COMUNHÃO que significa compartilhar dos mesmos ideais, pensamentos ou fé. Está ligada a unidade da fé, pensar de uma só maneira, concordar.

PARTIR DO PÃO como uma expressão usada para mostrar a liberalidade que era exercitada pela igreja primitiva. Seria uma mudança de valores, um desapego ao que é apenas material. Lendo os primeiros capítulos do livro de Atos vamos entender que liberalidade é uma característica do crente cheio do Espírito Santo. 

ORAÇÕES que significa falar com Deus, dedicar a atenção a ele e não apenas um momento para pedir algo, mas um momento de comunhão vertical, de busca por direções específicas e o prazer no ato de "estar" conectado com o Pai.

Note que a igreja não se dedicava a reuniões de planejamento e nem na elaboração da estratégia que seria usada no ano seguinte. Ela apenas se dedicava a guardar os ensinos corretos, manter a unidade da fé, não estar apegado a coisas desse mundo e se manter conectado com Deus. E, por estarem ocupados com isso, o verso 47 diz que o Senhor acrescentava diariamente a igreja pessoas que iriam sendo salvas. 

"Será que pessoas não estão sendo enviadas as nossas igrejas 
porque não estamos nos dedicando ao que é necessário?"

Existem igrejas que crescem e nós não sabemos dizer em que estratégia ou modelo estão incluídas. Eu já fiz parte de uma assim, que em três anos e meio que estive ali, vi mais de 10.000 pessoas inseridas no número de membros, entre batizadas e transferidas. Quando me perguntam, nunca sei dizer qual a estratégia usada, mas sei dizer o quanto eles buscam esses quatro pilares citados nesse estudo. 

Glória a Deus pela sabedoria que Deus deu ao homem, mas é importante entendermos de verdade e na prática, que ela nunca estará acima daquilo que Deus pode fazer. Definitivamente precisamos entender que tudo o que diz respeito as coisas de Deus está ligado ao sobrenatural, e o que é sobrenatural se lida com fé e não com a lógica. 

Leia também isto:

0 comentarios