No mundo tereis aflições, mas...

By segunda-feira, setembro 10, 2012


João 16
33 "Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham bom ânimo! Eu venci o mundo". 

Segundo a Enciclopédia Wikipédia, aflição significa um sentimento de agonia, sofrimento intenso, preocupação ou desassossego por alguma causa ou coisa em que vá afetar a nossa vida direta ou indiretamente. É a sensação de que algo "não está certo", ou de que alguma coisa errada ou traumática possa acontecer. 

Como disse Jesus, passar por aflições é inevitável para o ser humano, mas em meio a elas ele disse para que tenhamos bom ânimo, pois ele já venceu o mundo. Parece que há pessoas que quando estão lendo essa passagem, pensam que Jesus está desejoso para que elas vivam em meio as aflições, e por isso ele diz para se ter bom ânimo quando estão passando por elas, como se ele estivesse dizendo que viver em meio a essas aflições fosse um motivo de grande alegria pra ele e para quem está vivendo. Jesus disse que teríamos aflições, mas não disse que passaríamos a vida toda com ela. 

Quando Jesus diz para termos bom ânimo, não é pelo fato de estarmos passando por essas aflições. Ele não quis dizer que quando estivermos passando por um grande problema, devemos sorrir e nos alegramos com o problema tentando conviver harmoniosamente com ele.  Quando ele diz para se ter ânimo, estava se referindo a vitória que já foi conquistada por ele, pela solução que ele mesmo se encarregou de nos trazer.  É passar pela aflição tendo ânimo pelo entendimento do que ele já fez a nosso favor. Seria algo como assistir um filme de suspense pela segunda vez, já sabendo qual será o final. O fato de não entender dessa forma, leva pessoas salvas a se conformarem com uma vida desgostosa no mesmo problema sem entender a providência dada por Jesus. 

Outro texto que tem a mesma colocação e que nos enganamos quando o lemos sem o entendimento está em Tiago 1:2-4, que diz: "Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma."

Muitos estão lendo este texto, pegando a primeira parte e aplicando isso a sua vida para dar base ao seu sofrimento e "viver em paz" com ele. Lendo com atenção, entendemos que a bíblia não diz que devemos nos alegrar somente com pelo fato de passarmos por provações como alguns falam. A alegria não está no fato de estarmos aflitos, sem dormir, preocupados e desfalecidos. Mas, o texto fala que é motivo de toda alegria o que essa provação está produzindo em nós. Isso torna tudo muito diferente. Isso quer dizer que a dificuldade que podemos estar enfrentando só se torna bíblica e proveitosa se está produzindo algo em nós, mas se é algo que não me produz nada, não é proveitosa para mim, não é bíblica, está me destruindo e isso não provém de Deus (João 10:10), e sendo assim, não preciso aceitá-la. 

Pense nisso!

Leia também isto:

0 comentarios