Ministério do Apóstolo [Dons Ministeriais]

By quarta-feira, agosto 29, 2012 , ,

A palavra "apóstolo" significa alguém que foi enviado, um mensageiro, comissionado, enviado para um determinado local com uma tarefa específica. Não foi um termo inventado pelos cristãos, mas é um termo usado normalmente na época. Quando se precisava de alguém para cumprir uma missão, o "apóstolo" que era enviado. 

O dom ministerial do apóstolo é considerado por alguns como o grau mais alto de uma escala hierárquica ministerial que, segundo falamos em postagens anteriores, não existe. Tem os que acham que o apóstolo é aquele que manda na igreja, e por mais que ele tenha uma certo zelo pelo trabalho implantado, e da parte da igreja exista um respeito por quem a estabeleceu, não é correto que ele exerça autoridade sobre a igreja, uma vez que foi estabelecido um pastor, um governante sobre a mesma.

O apóstolo é aquele que chega primeiro, aquele que muitas vezes vai pisar onde outros ministros não pisaram ainda e fazer o que nenhum ainda fez. O apóstolo é o que começa um trabalho, trabalha implantando igrejas, ministérios. Ele estabelece um fundamento.

A função do ministério apostólico é muito comum nos dias de hoje entre nós, mas os denominamos missionários. Poderíamos dizer que todo apóstolo é um missionário, mas não podemos dizer que todos os missionários sejam apóstolos, pois nem todos trabalham implantando um novo trabalho. 

Pelo fato de, na maioria das vezes, chegar primeira para iniciar um trabalho, o apóstolo a princípio precisará tocar em todos os outros dons ministeriais. É ele quem vai evangelizar e ganhar as pessoas para Jesus e irá precisar pastorear todas elas, irá também ensiná-los até que se formem outros líderes e ele possa partir para um novo trabalho.

Atos 8
14 Os apóstolos em Jerusalém, ouvindo que Samaria havia aceitado a palavra de Deus, enviaram para lá Pedro e João. 

O capítulo fala sobre o evangelista Filipe que estava cumprindo seu ministério e muitos estavam recebendo a Jesus. Nesse caso, ,o evangelista chegou primeiro ao local, mas sabendo que haviam pessoas se convertendo ao evangelho, os apóstolos mandaram imediatamente para o local dois deles para que estes lançassem fundamentos e iniciassem um trabalho com os novos cristãos. Tanto que Filipe continua seu caminho, cumprindo seu chamado de evangelista e não lançando nenhum fundamento sobre os que haviam se convertido.


CARACTERÍSTICAS DO APÓSTOLO

1. O apóstolo precisa ter profunda convicção em uma direção dada por Deus para aquela determinada ação, pois muitas vezes ele irá ser provado em suas convicções por trabalhar e não ver o resultado imediatamente.

2. Normalmente quando lutamos para que um trabalho se estabilize, chega o momento de comemorarmos e desfrutarmos do fruto do nosso trabalho. O apóstolo, muitas vezes não. Geralmente ele é inquieto. Após finalizar a implantação de um novo trabalho, ele já está pensando em onde ir para começar tudo novamente.

3. É um ministro da Palavra e pioneiro em alguma área. Ele é o que chega primeiro em uma localidade, o que inicia um novo trabalho, ou até mesmo aquele que está carregando uma mensagem que outros ainda não a pregam.

Fique a vontade para comentar, criticar e enriquecer o estudo

Leia também isto:

0 comentarios