Escolha crescer

By segunda-feira, agosto 20, 2012 , , , ,

I Timóteo 2
3 Isso é bom e agradável perante Deus, nosso Salvador, 4 que deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade.

É a vontade de Deus que todos sejam salvos, porém será que isso acontecerá?! É normal, com o nosso entendimento natural limitado, pensarmos como pode algo ser da vontade de Deus e não acontecer? Eu encontro duas explicações rápidas e básicas para isso. A primeira é que a bíblia fala que Deus é amor e o apóstolo Paulo descrevendo o amor em I Coríntios 13, fala que o amor não busca seus próprios interesses, sendo assim, poderíamos ler que Deus não busca seus próprios interesses, e entender que coisas podem acontecer não sendo a vontade de Deus, e basta olharmos as notícias e o mundo a nossa volta para sabermos que de fato acontecem. A segunda explicação é que Deus nos deu algo que Ele não voltará mais atrás para tomar de nós, que é o nosso direito de escolha ou livre arbítrio. Concluímos então que é sim a vontade de Deus que todos sejam salvos, mas o homem pode optar entre estar salvo com Deus e permanecer condenado longe dEle. 

O mesmo texto citado que fala que é da vontade de Deus que todos sejam salvos, também diz que é a vontade dEle que estes salvos cheguem ao pleno conhecimento da verdade. Isso me faz pensar numa jornada, pois ninguém chega a um lugar sem percorrer um caminho. A vida cristã é uma nova jornada com Deus. Uma jornada onde dia após dia vamos adquirindo conhecimento, mudando valores, renovando nossa mente, crescendo espiritualmente. Porém, do mesmo modo que é a vontade de Deus que todo homem seja salvo, mas existem aqueles que podem preferir permanecer condenado, também é a vontade de Deus que todo o homem salvo cresça espiritualmente, mas estes também podem preferir permanecerem como imaturos. 

Leia o que está escrito em João 8:31, 32: "Disse Jesus aos judeus que haviam crido nele: "Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos. 32 E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará."

Repare que nesta passagem Jesus estava falando para um grupo de judeus que segundo o próprio texto já haviam crido nele, ou seja, estava falando para salvos, para crentes. Ele diz que se estes permanecessem na palavra dele não abrindo mão da fé que eles havia recebido, não voltando atrás diante de circunstâncias, praticando a palavra, ai sim o mundo saberia que eles eram discípulos de Jesus. E continua dizendo que sendo assim, por causa disso ou depois disso, estes homens conheceriam a verdade e a verdade iria os libertar. 

O fato é que se Jesus fala isso para esses homens que já haviam crido nele, é porque existia a possibilidade deles estarem salvos, mas não agirem dessa forma. Sendo assim, este texto me mostra que podem existir dois grupos de crentes. Os dois estão salvos, os dois vão para o céu, mas são grupos bem diferentes. O primeiro grupo são daqueles que creem em Jesus, não abrem mão dos seus ensinos, permanecem firmes praticando a palavra, por isso estão conhecendo a verdade (crescimento espiritual) e vivem como livres. O segundo grupo são aqueles que creem em Jesus, mas abrem mão dos seus ensinos, não praticam a palavra, por isso não conhecem a verdade e vivem como aprisionados. 

Crente, já que foi lhe dado o direito de escolher, use-o para escolher crescer e viver como Deus quer que você viva hoje. 

Leia também isto:

0 comentarios