Equilíbrio dos dons / Dons Ministeriais

By quarta-feira, julho 25, 2012 ,

Efésios 4
12 com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado 

Os dons ministeriais existem para equipar a igreja para o ministério. Algumas igrejas nos dias de hoje não reconhecem "oficialmente" os cinco dons ministeriais, mas isso não quer dizer que eles não estão em constante operação dentro desta igreja. A falta de existência e reconhecimento dos dons ministeriais no corpo podem causar a este uma ineficácia ministerial por parte desta igreja. 

Muitos acham que fluir ou atuar em um desses cinco dons ministeriais os fazem ser servidos, mas não é isso que a bíblia diz. A palavra nos diz que são os que ocupam essas funções que servem toda a igreja, e é a igreja que realiza a obra. O problema é que em muitos momentos estamos invertendo esses papéis, tendo a igreja servindo os que atuam em um dos dons e esperando que estes realizem a obra. 

Os dons ministeriais se complementam. Vamos começar a estudar juntos aqui cada um dos dons e veremos o quanto um é importante para o ministério do outro. Juntos, os dons ministeriais se equilibram. Vemos, por exemplo o evangelista como aquele que por muitas vezes está inquieto querendo tirar toda a igreja de dentro da igreja para evangelizar, enquanto o mestre quer o povo para ensinar e o pastor para cuidar. O profeta tem uma voz mais firme e fala o que tem que falar, o mestre quer mostrar as ferramentas, ensinar e ver a pessoa crescer, e já o pastor tem a paciência de estar com a mesma pessoa durante dias com o mesmo problema e ainda assim ter uma palavra de carinho, como se fosse a primeira vez que essa pessoa estivesse lá. 

A edificação da igreja está ligada a operação regular destes dons nela, e quando penso em edificação, penso em um crescimento tanto quantitativo quanto qualitativo. Na minha opinião, creio que qualquer um desses dons que estiverem em falta no dia a dia da igreja, pode causar um crescimento abaixo do que poderia existir, se não for em quantidade, será em qualidade (maturidade). 

Concluindo, acho importante que haja a operação destes dons dentro do corpo para que haja equilíbrio e crescimento, para que a igreja seja saudável e desenvolva o seu ministério. 

Leia também isto:

0 comentarios