Tempo da Graça

By segunda-feira, junho 04, 2012

Muitos homens marcaram a história, porém apenas um foi capaz de dividi-la. Após a vinda de Jesus, nós observamos dois períodos distintos - Antes de Cristo e após Cristo. Se trata de dois tempos diferentes. No evangelho nós falamos de uma antiga aliança e uma nova aliança. 

Está escrito em Hebreus 8.7, o autor diz que se a primeira aliança fosse perfeita, não seria necessário procurar lugar para outra. No capítulo 7 verso 22 o autor diz que Jesus se torno a garantia de uma aliança superior. Nós vivemos no tempo de uma aliança superior a que nossos pais da fé viveram. A antiga aliança era baseada no cumprimento de leis, enquanto a nova aliança nós recebemos pela graça, mediante a fé. São coisas completamente diferentes. 

Ninguém conseguirá ser salvo pelo cumprimento da lei. Leia o que diz em Romanos 3.19-20: "Sabemos que tudo o que a lei diz, o diz àqueles que estão debaixo dela, para que toda boca se cale e o mundo todo esteja sob o juízo de Deus. Portanto, ninguém será declarado justo diante dele baseando-se na obediência à Lei, pois é mediante a Lei que nos tornamos plenamente conscientes do pecado."

Nenhum homem será salvo mediante o cumprimento da lei, pois como o texto mesmo nos ensina, a lei tem apenas o papel de nos tornar conscientes do pecado. A lei foi instituída por Deus para aqueles que viveram na antiga aliança afim de que estes compreendessem o quanto eles eram pecadores e necessitados de um redentor. A nova aliança, ou o tempo em nós vivemos hoje é marcado pela graça de Deus. Nesta aliança nós entendemos o que já foi feito por nós através de Jesus na cruz, cremos e assim recebemos. 

Pelo fato do homem não conseguir praticar a lei em sua totalidade durante toda a sua vida, na antiga aliança o homem sobrevivia pela misericórdia de Deus. Em Lamentações 3.22 diz que as misericórdias do Senhor são a causa de nós não sermos consumidos. Isso era tudo o que aqueles que viveram na antiga aliança poderia experimentar. Eles eram pecadores, afastados de Cristo. Eles precisavam de um redentor. Vivemos na nova aliança, ou seja, o tempo onde o redentor já veio e cumpriu seu papel. Damos glória a Deus pela sua misericórdia, mas desfrutamos também de sua graça. 

Podemos dizer que a misericórdia de Deus seria o perdão, amor acima do que a lei possa exigir, e a graça seria o que ele fez a mais por nós mesmo nós não merecendo. Vou usar a parábola do filho pródigo como exemplo (Lucas 15.11-23). O filho saiu de casa, gastou o que tinha, se arrependeu e voltou pra casa pedindo perdão ao pai. Normalmente, nos dias de hoje, muitos pensariam que este filho deveria era passar por um bom castigo para que isso nunca mais acontecesse, mas o Pai o recebeu e o abraçou. Até aqui seria misericórdia, pois mesmo merecendo o castigo ou até o desprezo, o pai recebeu o filho novamente com amor. Mas não parou ai, o pai mandou seus empregado trocarem suas vestes que estavam sujas por vestes novas, lhe deu seu anel (restituiu sua autoridade) e ainda mandou preparar a festa. Isto é graça, ele fez além do que era merecido.

A misericórdia diz respeito ao caráter de Deus. A graça diz respeito ao que ele fez por nós. 

Vivemos no tempo da graça, porém muitos ainda estão aguardando por misericórdia. estão aguardando que Deus olhe para eles e faça algo por eles, quando na verdade ele já o fez, já disponibilizou e espera que com nossa fé tomemos posse. 

Nós não apenas pedimos para que Deus mude a vida de uma pessoa, nós pregamos a palavra a ela, falamos do amor de Deus e do que ele já fez e a levamos a crer nisso para que seja salva, pois estamos nessa nova aliança. Deus fez, disponibilizou e nós acessamos pela fé. Da mesma forma é para a cura, prosperidade, etc. 

Quando Jesus foi à cruz, ele exerceu misericórdia perdoando os nossos pecados e levando nossas dores. Quando ele ressuscitou, a graça se manifestou através dele nos dando vida com ele e nos fazendo assentar juntamente com ele em uma posição de autoridade, nos fazendo templo do Espírito Santo e nos dando o direito de sermos tratados como filhos. Ele fez além do que merecíamos.

Leia também isto:

0 comentarios