Síndrome de Caim

By terça-feira, junho 12, 2012

I João 3
12 Não sejamos como Caim, que pertencia ao Maligno e matou seu irmão. E por que o matou? Porque suas obras eram más e as de seu irmão eram justas.

O homem que dá lugar ao diabo é capaz de fazer coisas que nós não imaginamos. Este texto fala sobre um acontecimento que podemos dizer que foi o primeiro homicídio registrado na humanidade, onde Caim mata seu irmão Abel. O texto citado acima revela a causa desse assassinato, dizendo que foi simplesmente pelo fato de um irmão ter visto o outro fazer algo que deu certo. 

Lendo a narrativa deste acontecimento, que se encontra no livro de Gênesis capítulo 4, entendo que nenhum deles era visto de forma diferente por Deus. Tem pessoas que leem como se Caim estivesse predestinado por Deus para ser uma pessoa ruim, enquanto Abel nasceu para ser o bonzinho. Não há, no texto, nada que me faça crer nisso. O que aconteceu foi que os dois ofereceram uma oferta a Deus, porém a de Caim não foi aceita. Algo estava errado com a oferta de Caim e não sei dizer ao certo o que foi. Pode ser que ele tenha tido a motivação errada em seu coração, enquanto a oferta de Abel foi aceita. Ao invés de Caim olhar para o que tinha de errado com a sua oferta, ele preferiu olhar para seu irmão e invejar aquilo que ele tinha feito corretamente. Caim ficou irritado a ponto de matar seu irmão, somente pelo fato de Abel ter achado graça diante de Deus por aquilo que ele tinha oferecido. 

O simples fato de você estar fazendo o que tem que ser feito de acordo com a vontade de Deus e fazendo com graça (favor de Deus), poderá fazer com que alguns se voltem contra você. Veja que Abel não fez nada contra seu irmão, não o prejudicou em nada, mas só porque ele fez a sua própria parte como realmente tinha que ser feito, achando assim graça diante de Deus, isso gerou um sentimento de ódio em seu irmão que o matou. Percebo hoje, que existem pessoas que convivem como irmãos, mas se deixam ser influenciadas por satanás quando vêem o outro alcançando favor de Deus naquilo que tem a ser feito em sua vida. Preste atenção que o texto se refere a Caim como aquele que pertencia ao Maligno, ou poderíamos dizer que seria aquele que estava completamente influenciado por ele. Pessoas que agem dessa mesma forma não podem estar fazendo por influência do Espírito Santo. 

Se você tem passado por perseguição somente pelo fato de estar fazendo algo que Deus o mandou fazer e está tendo graça para isso, somente continue fazendo sem perder o foco. Mas, se você, assim como Caim, tem se sentido incomodado pelo sucesso vizinho, feche seus ouvidos para as sugestões de satanás e dê a ele uma ordem para que se aquiete. Você é precioso para Deus e ele quer te usar em algo específico, e não naquilo que já é de outro. Busque direção e alinhe seu coração ao coração do Pai!

Leia também isto:

0 comentarios