Perguntas frequentes sobre os Dons Ministeriais

By segunda-feira, maio 14, 2012 ,

1. Não me sinto vocacionado para atuar em nenhum desses cinco dons ministeriais citados em efésios 4, o que faço então?

É possível que uma pessoa não seja chamada por Deus para atuar dentro dos cinco dons ministeriais citados em Efésios 4, mas isso não quer dizer que esta pessoa não tem ministério, ou não tenha nada para que possa ser feito dentro do corpo de Cristo.

II coríntios 5
18 Tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação

No texto citado acima aprendemos que todo aquele que foi reconciliado com Cristo, recebeu de Deus a confiança para o desenvolvimento de um ministério que se chama o ministério da reconciliação. Todo crente, todo aquele que nasceu de novo é chamado para realizar um ministério em vida que é o de pregar a palavra de Deus, trazendo a solução para que ela possa se reaproximar de Deus. 

Além disso, em nosso segundo texto base para este estudo (I Coríntios 12) nos fala sobre o ministério de ajuda ou ministério de socorros. O ministério de socorros é tudo aquilo que é feito para socorrer ou dar suporte aos cinco dons ministeriais citados em Efésios 4. O ministério de louvor faz parte deste conjunto, a recepção, a diaconia, enfim, todos esses ofícios fazem parde do amplo ministério de socorros e são extremamente importantes para toda a igreja. 


2. Posso operar em todos os Dons Ministeriais juntos?

Ninguém irá ter todos os cinco dons ministeriais em operação simultânea hoje. 

Efésios 1
22 Deus colocou todas as coisas debaixo de seus pés e o designou cabeça de todas as coisas para a igreja, 23 que é o seu corpo, a plenitude daquele que enche todas as coisas, em toda e qualquer circunstância.

A bíblia nos ensina que nós somos o corpo de Cristo. Cristo operou em todos os dons e possuía uma unção sem limites. Sabemos que nós (igreja) em unidade podemos andar como ele andou e operar como ele operou. Cristo foi um e nós somos muitos que formam um. 

Pode acontecer de pessoas de um determinado dom ministerial tocar por um tempo em outro dom ministerial, segundo um propósito dado por Deus. É o que acontece muitas vezes no chamado do apóstolo (iremos ver isso mais a frente). Uma pessoa também pode operar em mais de um dom ministerial simultaneamente, mas não creio que em todos os cinco. Um exemplo disso seria Paulo que foi chamado nas escrituras de apóstolo, mestre e profeta.

Os dons ministeriais se complementam. O pastor precisa do evangelista, que precisa do mestre. O apóstolo precisa do profeta. Cada dom necessita da proximidade do outro. O evangelista será sempre aquele que vai desafiar a igreja a sair mais, evangelizar, ele não vai se contentar com pessoas dentro das igrejas enquanto outros morrem lá fora sem conhecer a Jesus. Em contrapartida, o pastor é aquele que vai querer pessoas dentro da igreja para cuidar delas, o mestre para ensiná-las. O profeta vai falar o que precisa ser falado doa quem doer, já o pastor é aquele que vai se preocupar com suas ovelhas, falar muitas vezes a mesma coisa para que ela entenda.


3. Como faço para descobrir qual é o meu dom ministerial?

A primeira e melhor forma que eu posso passar para que você saiba qual o seu papel no corpo é orando e pedindo direção ao Senhor para que ele lhe mostre. Seja guiado pelo Espírito Santo sempre e em todas as coisas, principalmente no que você deve fazer ministerialmente, onde e como. Mas se você não tem conseguido obter respostas, faça com amor o que está vindo a suas mãos. Em algum momento, você vai ver que em algumas coisas existe maior graça para a realização que outras, e provavelmente é nisso que Deus quer te guiar a fazer. 


Se você tem mais alguma pergunta sobre este tema, escreva abaixo.

Leia também isto:

0 comentarios