Aproveitadores da fragilidade

By quarta-feira, maio 16, 2012


II Timóteo 3
1 Saiba disto: nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis. 2 Os homens serão egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios, 3 sem amor pela família, irreconciliáveis, caluniadores, sem domínio próprio, cruéis, inimigos do bem, 4 traidores, precipitados, soberbos, mais amantes dos prazeres do que dos amigos de Deus, 5 tendo aparência de piedade, mas negando o seu poder. Afaste-se desses também.

Lendo os livros de Paulo à Timóteo essa semana, minha atenção voltou para esta passagem que mostra Paulo fazendo algumas observações à Timóteo sobre o tipo de pessoas que ele não deveria se associar. As palavras de Paulo ao descrever esses tipos de homens parecem o tanto quanto pesadas, e descrevem não só aqueles que poderiam estar próximos geograficamente a Timóteo, como também aqueles que estariam presente por todo lugar neste tempo. 

O que deve nos assustar mais que saber que existem pessoas hoje que realmente possuem essas características citadas por Paulo, é saber que existem até "ministros" que são portadores dessas qualidades, como por exemplo a arrogância, ingratidão, falta de piedade, traição, crueldade, etc.

Existe uma grande diferença entre se formar passando por um determinado treinamento e ser aprovado neste treinamento. Estudei e ensinei em um seminário onde o controle de presença, horários e vestimentas eram muito rígidos e infelizmente existem alunos que passaram pelo seminário, estudaram, tiraram as notas, fizeram os trabalhos, porém alguns destes não foram aprovados no treinamento. Estão formados, mas não estão aprovados.

Mas o que me chamou mais a atenção nesse texto foi o que Paulo escreveu nos versos 6 e 7, veja:

II Timóteo 3
6 São esses os que se introduzem pelas casas e conquistam mulheres instáveis sobrecarregadas de pecados, as quais se deixam levar por toda espécie de desejos. 7 Elas estão sempre aprendendo, e jamais conseguem chegar ao conhecimento da verdade.

Nestes versos, Paulo fala de mulheres instáveis e sobrecarregadas de pecados. Ele diz que aqueles tipos de homens citados anteriormente entram nas casas dessas mulheres e as conquistam. A descrição dessas mulheres, dentro desse contexto, me faz lembrar hoje de mulheres que são carentes e que foram machucadas por uma vida de frustrações e pecado. Algo que não conseguem superar por completo, e assim carregam mágoas e alimentam suas frustrações e carência. 

O texto também nos diz que estas mulheres estão sempre aprendendo, mas não conseguem chegar ao conhecimento da verdade, porém sabemos que é o conhecimento da verdade que nos liberta.

Sendo jovem e lidando com eles, nós vemos que infelizmente existem muitas mulheres como essas e muitos homens com as qualidades citadas no inicio do texto que tiram proveito da fragilidade e carência dessas mulheres. 

"Atenção, mulheres! 
Se Deus não for suficiente para você, 
homem nenhum poderá ser."


Leia também isto:

0 comentarios