Sabedoria grátis

By sexta-feira, março 16, 2012 , ,



Tiago 1
5 Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida.

Sabedoria é algo que todos nós devemos ter para lidar com situações do nosso dia a dia tendo êxito.  Muitos confundem sabedoria com conhecimento. Sabedoria e conhecimento são coisas diferentes. O conhecimento é o que nós adquirimos com estudos, aulas, leituras e ficam armazenados em nossa mente. A sabedoria é saber aplicar o conhecimento adquirido no lugar certo e hora certa. Conheço e você também deve conhecer pessoas que são dotadas de conhecimento, mas em momentos percebo falta de sabedoria. 

"Conhecimento é saber que o tomate é uma fruta. 
Sabedoria é não usá-lo na salada de frutas."

Existem pessoas, por exemplo, que estudam o comportamento humano para obter conhecimento do que levou o homem a se comportar de determinada maneira, ou tentar explicar alguns distúrbios emocionais e até captar respostas vindas do outro sem mesmo ele ter dito nada. Na teoria poderíamos dizer que essa pessoa seria um "gênio" em relacionamentos, mas nem sempre é assim. O fato dessa pessoa possuir um conhecimento sobre o ser humano, não garante sucesso absoluto em todos os seus relacionamentos, pois pode acontecer dessa pessoa não ter sabedoria para aplicar esse conhecimento. Existem outras pessoas que não possuem um grande conhecimento, mas são dotadas de sabedoria.

No texto do livro de Tiago, citado no início da postagem, nos diz que a sabedoria é algo que podemos pedir a Deus que Ele nos dá livremente. Penso que se Deus nos "empurra" sabedoria é porque é algo que Ele sabe que iremos precisar muito para viver, e que a ausência disto pode ser muito prejudicial para nós. 

Outro fato, é que o texto diz que está disponível para todos. Ele não definiu uma classe. Ele se refere a um povo específico falando pra que eles possam pedir, mas diz que está dado por Deus a todos. Não é algo que está restrito aos cristãos, até porque se o mundo inteiro se preocupasse em pedir sabedoria, todos seriamos beneficiados. 

Existem muitas questões que estamos lutando para passar e atribuindo culpa a um monte de coisas e até a Deus, quando na verdade tudo o que precisávamos para vencê-las era de um pouco mais de sabedoria. Você já orou pedindo sabedoria hoje? Faça isso! Está liberado!

Eclesiastes 2
9 Tornei-me mais famoso e poderoso do que todos os que vivem em Jerusalém antes de mim, conservando comigo a minha sabedoria.

Leia também isto:

0 comentarios