Cuidado com os mestres da lei

By segunda-feira, março 05, 2012 , , , ,

Marcos 12
38 Ao ensinar, Jesus dizia: "CUIDADO COM OS MESTRES DA LEI. Eles fazem questão de andar com roupas especiais, de receber saudações nas praças 39 e de ocupar lugares mais importantes nas sinagogas e os lugares de honra nos banquetes. 40 Eles devoram as casas das viúvas, e para disfarçar, fazem longas orações. Esses receberão condenação mais severa!"

Tentando usar uma linguagem bem clara e atual, poderia dizer que os mestres da lei são aqueles que fingem ser uma coisa que não são, ou aqueles que fazem algo aparentemente correto com a motivação errada, verdadeiros políticos religiosos, ou aqueles que estão sempre prontos a julgar quem é que deve ser aceito na família de Deus pelo cumprimento ou não de alguns rituais estabelecidos pelo tempo através do homem, ou simplesmente, aqueles que se preocupam em serem religiosos ao invés de cristãos.

Marcos 1
21 Eles foram para Cafarnaum e, logo que chegou o sábado, Jesus entrou na sinagoga e começou a ensinar. 22 Todos ficavam maravilhados com o seu ensino, porque lhes ensinava como alguém que tem autoridade E NÃO COMO OS MESTRES DA LEI.

Jesus era muito diferente dos mestres da lei. Diferente a ponto de ser perceptível a quem o estava ouvindo ensinar. Acho interessante o fato de mesmo Jesus sendo tão amoroso com todos, ver a maneira como ele tratava com tanta dureza aqueles que eram os "religiosos". Parece que com qualquer pessoa, independente do que estivesse passando ou da falta que houvesse cometido, Jesus tinha uma certa "paciência" no falar e, com todos eles, a compaixão era algo notável em nossa leitura do evangelho. Mas, quando se tratavam dos fariseus, mestres da lei, aqueles que demonstravam saber de tudo sem o entendimento da graça de Deus, parecia que Jesus não queria muito assunto. É como se ele já soubesse que muitos anos depois, o grupo destes continuariam dando muito trabalho, confundindo e aprisionando muitos. 

Uma vez, um destes, chamado Nicodemos, se aproxima de Jesus dizendo que sabia que Ele vinha da parte de Deus, pois ninguém poderia fazer o que Jesus fazia se não estivesse com Deus (João 3). Em resposta, Jesus diz a ele que ninguém poderia ver o Reino de Deus, se não nascesse de novo. Era como se Jesus estivesse dizendo que de teoria até que Nicodemos sabia alguma coisa, porém, mais do que saber quantas vezes ele deveria ir a igreja por semana, mais do que saber usar palavras bem colocadas em suas orações, mais do que decorar a bíblia como um livro histórico comum e por isso identificar uma manifestação espiritual, era necessário viver aquela manifestação espiritual, era necessário ter uma experiência real com Cristo, era necessário experimentar a graça, o amor e a presença do próprio Deus.

Deixemos de ser ouvintes e meros religiosos e passemos a ser praticantes da Palavra e iguais a Cristo.

Leia também isto:

0 comentarios