Jovem exemplo

By sábado, janeiro 07, 2012

I Timóteo 4
12 Ninguém o despreze pelo fato de você ser jovem, mas seja um exemplo para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé e na pureza.

Sempre que leio o livro de Timóteo me identifico muito, pois sei que foi escrito por Paulo destinado a um jovem ministro. E esse texto, em especial, é muito atual. Aliás, toda a bíblia é sempre atual. Mas, este texto, fala diretamente sobre um assunto que toca a vida de todo jovem ministro, ou todo jovem que deseja andar bem com Deus.

O jovem, em muitos momentos, é aquele que é desprezado em tudo o que ele tenta fazer. Até se ele não está fazendo nada, algumas pessoas já falam que é comum, pois jovem não quer nada com nada mesmo. Aquele jovem que tenta se destacar então, é muitas das vezes deixado de lado pois para muitos não teria muito o que acrescentar pela pouca idade ou pouca experiência. 

Paulo, neste texto, fala diretamente ao jovem Timóteo: "Ninguém o despreze pelo fato de ser jovem". Interessante que Paulo não estava falando a uma igreja, como faz em outras cartas. Neste livro, ele esta falando diretamente a Timóteo. Isto me faz pensar que muitas das vezes o sentimento de pequinês e desprezo começa na vida do próprio jovem ministro. Por se sentir menor, ele se deixa diminuir e acaba não fazendo aquilo tudo que poderia fazer. Imagino que é como se Paulo estivesse falando algo do tipo: "Oh rapaz! se levante! não pense pequeno não! vamos lá! seja ousado!". 

Além disso, Paulo não estava falando pra qualquer um. Paulo estava falando para um jovem que já havia sido aprovado. Alguém que apesar de jovem, tinha sua responsabilidade. Alguém que ele sabia que era cheio de Deus. Não adianta você se levantar em ousadia, se você se levanta por si mesmo, sem a consciência de que o maior está DENTRO de você e é Ele que faz. Quando você entende isso e vive guiado pelo Espírito, ai sim, não deixe que ninguém o despreze pelo fato de ser um jovem inexperiente, pois o que está em você tem muita experiência.

Interessante também que nesse texto Paulo fala para Timóteo ser um exemplo para os fiéis. Não é só não deixar que ninguém o despreze pelo fato de ser jovem, mas também como jovem se levantar de uma maneira que seja um exemplo até para os mais velhos. 

Muitos dizem jovem não quer nada, que jovem é um problema, tem mente vazia, mas não é isto que a bíblia diz neste texto. Aqui ela diz que ele pode ser um exemplo para todos, e se a bíblia diz, então eu creio nisso e decido andar nessa verdade.

Leia também isto:

0 comentarios