Graça, fé e amor

By sábado, janeiro 28, 2012 , , , , , ,

Creio que a compreensão da graça de Deus, o viver pela fé e o andar em amor são aspectos que todo cristão maduro deve ter bem desenvolvido em sua vida. Não há como separar esses três aspectos. Não tem como atingir certa maturidade espiritual compreendendo e praticando um e não muito o outro, e é isso que gostaria de colocar em questão hoje. 

COMPREENSÃO DA GRAÇA DE DEUS

Graça é aquilo que Deus fez por nós mesmo sem merecermos. Dizemos que é um favor imerecido. 

É importante compreendermos a graça de Deus, pois sem essa compreensão ficamos alheios quanto ao que já nos foi concedido, e assim ficamos incapacitados de canalizar a nossa fé e exercê-la com eficácia. Tem pessoas que possuem fé, mas por não compreenderem e aceitarem a graça de Deus, acham que é somente por uma liberação de fé que irão conseguir aquilo que desejam; são pessoas que colocam a fé na própria fé; pessoas que colocam a fé em coisas e não na pessoa e sacrifício de Jesus. Agindo assim, essas pessoas passam a confiar em alguns "rituais de fé".

Ter fé e não entender a graça de Deus é como lutar pra tomar posse de algo que já foi te dado e você ainda não sabe. Já é seu e por você não saber, nunca foi pegar. Apenas fica pedindo insistentemente.

VIVER PELA FÉ 

A fé é a "ferramenta" que toma posse daquilo que a graça já nos concedeu. 

Outros cristãos, diferentes do colocado anteriormente, são aqueles que até compreendem a graça de Deus, mas não utilizam a fé pra tomar posse daquilo que ele já têm direito. Esses são aqueles que sempre estão colocando em dúvida a vontade de Deus quando o assunto é ser abençoado. 

Se pela graça Cristo nos deu, pela fé nós recebemos. Compreender a graça de Deus e não viver pela fé é como ganhar um presente e não ir buscá-lo. É seu, mas você ainda não tomou posse dele. O cristão que anda assim, vive esperando por algo que sempre foi dele. 

ANDAR EM AMOR

Nem de longe pode ser considerado o aspecto menos importante dos outros citados acima. A palavra de Deus diz em Gálatas 5:6 que a fé opera através do amor. Sendo assim, do que adianta compreendermos a graça de Deus, se não conseguimos exercer o amor de Deus que já foi derramado em nossos corações no nosso dia a dia!? A verdade é que aquele que não consegue andar em amor, nunca irá viver pela fé, pois ela está inoperante. E ela se tornando inoperante, não tomamos posse do que a graça nos conquistou. O amor é elo perfeito. 

Colossenses 3
Acima de tudo, porém, revistam-se do amor, que é o elo perfeito.

Leia também isto:

0 comentarios