Como receber o perdão de Deus?

By terça-feira, janeiro 24, 2012 , ,

Algum dia, em algum momento, você deve ter passado pela situação onde você fez algo que não deveria ter feito, errou com Deus e se sente até envergonhado de chegar diante dEle para pedir perdão. Talvez porque a atitude que tomou já era algo repetitivo, ou talvez, simplesmente pelo fato de se sentir constrangido diante do amor de Deus e daquilo que você sabe que Ele tem feito por você. 

Há também aquela situação, onde erramos e nos chegamos diante de Deus para pedir perdão e após passarmos um tempo de "arrependimento" com Ele, ainda não nos sentimos perdoados, e assim ficamos por dias até que aquele peso saia de nossa cabeça. Tem pessoas que possuem até um "ritual" a se cumprir rigorosamente para que possam se sentir perdoadas por Deus após terem cometido algum erro: uma música, um lugar específico, uma maneira de falar, um choro, etc.

Afinal de contas, quando que realmente recebemos o perdão de Deus?

1. Recebemos pela fé

A primeira questão que precisa estar clara para todos nós é que tudo o que nós recebemos de Deus, temos pela graça, ou seja, não é por merecimento, porém a recebemos ou tomamos posse pela fé. Quando se trata de perdão de Deus, é a mesma coisa. 

Leia o que a bíblia diz em I João capítulo 1.8: "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda a injustiça."

Se trata de crer no que a bíblia diz. Preste atenção que em nenhum momento a bíblia diz que após  confessar e saber que ele é fiel e justo para te perdoar, você vai sentir que está perdoado e somente então é que definitivamente isto foi feito. Também não diz que você precisa confessar quantas vezes forem necessárias até que você esqueça o assunto pelo qual tem pedido perdão. Não é assim que a bíblia diz. Ela diz que se você confessar, Ele é fiel e justo para te perdoar e te purificar e ponto final. Não podemos duvidar do caráter do nosso Deus. Se a bíblia diz assim, é assim que devemos crer. Peça perdão, crendo que há um Deus fiel para perdoá-lo ouvindo e fique livre de sua dívida sentindo ou não que já está.

2. Deus não guarda rancor

Outra questão, é entendermos que Deus não guarda nada para que possa ficar jogando em nossa cara mais tarde. Muitas das vezes, achamos que Deus mantém um relacionamento conosco da mesma forma como nós somos capazes de nos relacionar com outros. Estamos acostumado a ver pessoas que dizem liberar perdão, voltarem depois de um tempo relembrando aquele mesmo problema, e achamos que Deus faz da mesma forma. 

I Coríntios 13
4 O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. 5 Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, NÃO GUARDA RANCOR.

O texto nos acima está falando sobre o amor e diz que uma de suas características é que ele não guarda rancor. A bíblia diz em I João 4:16 que Deus é amor. Se entendemos e cremos nisso, poderíamos ler o texto de I Coríntios 13.4-5 da seguinte forma: "Deus é paciente, Deus é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. 5 Deus não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, DEUS NÃO GUARDA RANCOR.

Deus não está nem um pouco interessado em guardar aquilo que foi um erro na sua vida para que mais tarde Ele possa usar a mesma questão contra você, pois Ele é amor. E sendo amor, Ele não guarda rancor. 

Jeremias 31.34b diz assim: "Porque eu lhes perdoarei a maldade e não me lembrarei mais dos seus pecados 
Nós ficamos".

O autor de Hebreus repete no capítulo 10.17: "Dos seus pecados e iniquidades não me lembrarei mais".

Deus não te condena mais por aquilo que, por vezes, você ainda continua se condenando. Se isso ainda te prende, se livre disso e viva a liberdade que foi conquistada em Cristo para você. Entenda que se o amor, a fidelidade e a palavra de Deus não for suficiente para tirar esse peso de cima de você, não serão suas lamentações que irão conseguir. 

Se você errou e já pediu perdão com sinceridade a Deus, você é livre de toda condenação, e SE porventura você vir a cometer em algum dia outro TROPEÇO, lembre-se do que diz em I João 2.1: "Meus filhinhos, escrevo-lhes estas coisas para que vocês não pequem. SE, porém, alguém pecar, temos um intercessor junto ao Pai, Jesus Cristo, o justo.

Leia também isto:

2 comentarios

  1. CONHEÇO TANTAS PESSOAS DENTRO DE IGREJAS QUE REMOEM CONDENAÇÕES PRÓPRIAS. ÓTIMO TEXTO. PARABÉNS PELO BLOG. SE PUDER VISITE OS DOIS QUE ADMINISTRO. UM DE MISSÕES E OUTRO INFANTIL.

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Patrícia. Infelizmente tem pessoas que estão presas a questões que a graça de Deus já resolveu a muito tempo.
    Visitei seus blogs. Muito bom!
    Obrigado pela visita e comentário. Volte sempre!

    ResponderExcluir