O Chamado, o Dom e o Ministério

By domingo, dezembro 04, 2011 , , , , , , ,

Durante muito tempo fiquei confuso entre chamado, dom e ministério. Sempre achei que quando estávamos falando de um, automaticamente estávamos também falando de outro, mas tenho aprendido que são coisas distintas e que a compreensão disso nos dá tantas respostas importantes. 

O CHAMADO

É possível uma pessoa estar desempenhando um ministério pelo qual nunca foi chamada. Assim como também é possível ter um chamado, ser capacitado com dons para ele, porém nunca exercer o seu ministério.

Todos nós somos chamados. Nascemos com um propósito. Antes mesmo de nascermos, já havia um sentido para nossa vida. Não foi nos dados um chamado no meio da nossa caminhada. Deus não olhou para nossos atributos naturais e pensou em que propósito poderia nos encaixar. O propósito já existia e por isso nós nascemos. É por isso que você pode acreditar que nasceu para dar certo.

O DOM 

O dom é o equipamento necessário, a capacitação sobrenatural, a unção que vem  para que possamos  cumprir nosso chamado. O dom nos é concedido quando nos encontramos com o centro da vontade de Deus para nossas vidas. No meu caso, em especial e como um exemplo, isto aconteceu quando eu compreendi o chamado de Deus para minha vida e fui para Belo Horizonte estudar em um seminário. Neste momento eu deixei de estar focado nos planos naturais que tinha, para me focar no verdadeiro propósito de Deus para minha vida. Durante o tempo que estive ali, sinto que Deus me equipou (e assim o continua fazendo) com aquilo que era necessário para cumprir meu chamado. Obs.: Você não precisa necessariamente ir para Belo Horizonte para ser equipado. Essa foi a minha experiência e você deve buscar em Deus a sua. 

Todos recebem uma chamada, mas muitos se perdem do centro da vontade de Deus, e por isso não recebem o equipamento necessário para cumprir seu chamado. Muitos estão tentando cumprir um ministério, mas em nenhum momento foram submissos, não se colocaram em uma posição de aprender, focaram a vida inteira em realizações profissionais, relacionamentos errados, e com isso muitos não se deixaram equipar. 

O MINISTÉRIO 

Atos 13
2 Enquanto adoravam o Senhor e jejuavam, disse o Espírito Santo: "Separem-me Barnabé e Saulo para a obra que os tenho chamado".

O ministério é onde vamos exercer nosso chamado e utilizar nossos dons. 

No texto, o Espírito Santo fala para separar Saulo para um "ministério" específico. Paulo já havia sido chamado, já havia passado por tantas experiências, já havia sido equipado com dons e agora estava sendo separado para uma obra. Muitos atendem um chamado, são equipados com dons, mas exercem um ministério que não foram designados. Existem pessoas que foram chamadas para ensinar, foram equipadas com uma unção de ensino, mas estão batendo cabeça tentando atuar no ministério de louvor, por exemplo. Existem outras que sabem de um chamado, sabem de uma unção, sabem, no espírito, de uma capacitação pra fazer algo, mas se escondem com "medo" de atuar no ministério ou por falta de oportunidade. 


A vontade de Deus é que você compreenda seu chamado, se equipe com dons (habilidade para fazer, unção) e cumpra perfeitamente seu ministério.

Leia também isto:

2 comentarios

  1. Sinto que verdadeiramente estou perdida no centro da vontade de DEUS! Talvez o medo tem me afastado de seguir o que o meu coração muitas vezes pulsa em fazer. Sei que preciso voltar para a vontade "inteira" de DEUS para mim. Sinto que tenho dons específicos mas ainda não sei realmente o que devo fazer.
    Espero não ficar tarde para cumprir o ideal de DEUS para minha vida!

    ResponderExcluir
  2. Creio que nós nunca nos sentiremos completamente realizados sem estarmos fazendo aquilo pelo qual fomos criados pra fazer.
    Se apresse em alinhar ao Centro da Vontade de Deus. Não há lugar melhor.

    ResponderExcluir