Única razão para lembrar o passado

By quinta-feira, novembro 10, 2011 , , , ,

Efésios 2
11 Portanto,lembrem-se de que anteriormente vocês eram gentios por nascimento e chamados incircuncisão pelos que se chamam circuncisão, feita no corpo por mãos humanas, e que 12 naquela época vocês estavam sem Cristo, separados da comunidade de Israel, sendo estrangeiros quanto às alianças da promessa, sem esperança e sem Deus no mundo. 13 Mas agora, em Cristo Jesus, vocês, que antes estavam longe, foram aproximados mediante o sangue de Cristo.

Acho interessante o texto acima, pois quando lemos o novo testamento, ele está cheio de mensagens que nos desafiam a esquecer o que se passou e prosseguir sempre para frente. O próprio apóstolo Paulo que escreveu este texto, em outra passagem de sua autoria nos desafia a esquecermos de coisas que ficaram para traz e prosseguirmos para o alvo. O autor de Hebreus nos fala sobre nos livrarmos de coisas que nos prendem e corrermos a carreira que nos esta proposta.

Fiquei pensando, o motivo pelo qual, nesse texto, ele nos chama para uma lembrança de onde saímos. Ele está dizendo a igreja, pessoas salvas, que já tiveram uma experiência com Deus, para que se lembrem do tempo que elas não tinham essa comunhão, do tempo que estavam perdidas.

O evangelho é tão poderoso e o que Deus faz em nossa vida é tão maravilhoso, mas muitas das vezes a tendência do homem é fazer com que coisas grandes perca seu valor ou sua devida atenção. O homem tem a necessidade de estar sempre querendo ver uma coisa mais espetacular que a outra. Se já viu um sinal, por mais que ele seja algo forte, depois de um certo tempo, aquilo parece que não tem mais o mesmo brilho e ele já quer ver algo maior. Sendo assim, muitas das vezes esquecemos que aquilo que por um momento não estamos dando tanta importância, é tão sobrenatural quanto o que estamos esperando,entende? Ser guiado pelo Espírito Santo através de uma paz interior, é tão sobrenatural quanto ser guiado por uma visão.

Não creio que o apóstolo Paulo estivesse querendo que cada crente se afundasse em lágrimas e ficassem um pouco tristes relembrando do passado, porque estava vendo eles muito alegres naqueles dias e isso o incomodava. Se fosse assim ele não teria escrito o verso 13. A questão é que se nós esquecermos de onde saímos, nunca iremos ser gratos o bastante por onde Deus tem nos colocado, ou pelo que tem nos dado hoje.

Certa vez, ensinando sobre o livro de Efésios em um seminário, guiado pelo Espírito, toquei nesse texto e pedi para que uma aluna desse um exemplo através de sua vida. Pedi pra que ela ficasse a vontade para  testemunhar ou não para turma sobre o possível lugar onde ela poderia estar há alguns anos atras e naquele mesmo horário. A comparação foi absurda. Saber que essa pessoa vivia tantas coisas, tão aprisionada por tantos pecados e vê-la sentada em uma sala de seminário, sendo treinada para o ministério, e nos contando aquilo totalmente emocionada, foi impactante para todos que estavam ali. A alegria do Senhor foi tanta que tivemos que parar a aula, muitos se emocionaram se lembrando do que Deus tinha feito na vida deles e passamos um bom tempo celebrando nossa vitória em Cristo. 

Te desafio a refletir sobre o que Deus fez em sua vida. Não deixe que sua mente faça com que grandes conquistas em Deus se tornem coisas simples. Pense em onde você estava e celebre hoje onde você se encontra, aquilo que Deus te fez! 

Colossenses 1
13 Pois ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado, 14 em quem temos a redenção, a saber, o perdão dos pecados.

Leia também isto:

1 comentarios

  1. Desafio profundo hein!!!
    Bom, só tenho mesmo é que celebrar cada vez mais...
    Mesmo estando em tropeços mundo a fora, Eu sempre tive em meu coração a Palavra do Senhor, custei a chegar no ato de levantar a mão, por falta de cultura e esclarecimento. Mesmo assim Deus sempre foi misericordioso comigo e enfim me deu a oportunidade de conhecer melhor o Caminho da Luz, de ter uma maravilhosa comunhão libertadora de conceitos e preconceitos e ter a Paz com consciência e transparência, ser feliz por dentro e por fora.
    Luciana Nogueira... (PibLins)

    ResponderExcluir