Missões: a bíblia nos da a mensagem

By sexta-feira, novembro 18, 2011 , , , , ,

Romanos 10
9 Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo. 10 Pois com o coração se crê para a justiça, e com a boca se confessa para a salvação.

O texto acima nos fala sobre duas atitudes que todos aqueles que desejam ser salvos devem tomar um dia. Uma dessas atitudes se trata da convicção de coração e a outra de uma confissão, algo que envolve o falar. Se a bíblia fala dessas duas atitudes de maneira distinta, então é porque não podemos ignorar nenhuma delas. 

A primeira é a atitude de nosso coração, o crer com o coração. Quando pregamos o evangelho a alguém, para que essa pessoa alcance a sua salvação é necessário que ela creia de coração que um dia Jesus morreu por nós, mas que ele está vivo hoje. Ele é a ponte que nos liga a Deus novamente, o único mediador entre o homem e Deus. 

A segunda atitude é o confessar. Percebendo a fé de coração dessa pessoa, devemos levá-la a fazer a confissão de sua fé. Ela deve confessar que ela recebe a Jesus como sendo o único Senhor de sua vida. Geralmente isso é feito através de uma oração de confissão.

Se a bíblia fala em dois passos, não consigo desprestigiar nenhum deles. Todos eles são necessários. E, se ela diz assim, é porque há a possibilidade de declararmos algo que não estamos crendo em nosso coração ou crer em algo, mas não declarar. Em caso da pessoa crer e não confessar, acredito que mais cedo ou mais tarde, aquilo que está dentro é colocado para fora em forma de confissão. Mesmo assim devemos estar atentos e sempre levar as pessoas a declarar aquilo que creem.

- O que pregar?

Romanos 10
17 Portanto, a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem vem por meio da pregação a respeito de Cristo.

Muitos ficam preocupados achando que ainda não sabem o que falar quando se aproximam de uma pessoa para falar do evangelho. Com o primeiro texto, entendemos que para pessoa chegar até a salvação, ela precisa crer e depois confessar, sendo assim, podemos concluir que todos precisam ter fé para serem salvos. 

Segundo este texto de Romanos 10:17, vemos que a fé não vem pelo conhecimento teológico que podemos demonstrar, meus conhecimentos naturais não geram fé em ninguém, o quanto acho minha religião relevante também não é o que faz brotar fé no coração de alguém. O que gera fé é a pregação da Palavra de Deus, falar a respeito de Jesus, pregação do evangelho.

Quando falamos em evangelismo, muitos acham que é como um momento que separamos especialmente para discutir sobre religião. Ou então, é onde temos a possibilidade de demonstrar o quanto nós sabemos sobre qualquer assunto religioso. De onde tiramos isto?! Jesus é nosso maior exemplo e em nenhum momento nos pregou qualquer tipo de religião. Jesus só levantou uma bandeira, e esta era a bandeira do AMOR. 

Jargões evangélicos, posturas inadequadas, olhar discriminativo, linguagem difícil, falta de sensibilidade, falta de amor, altivez, achar que sabe de tudo, tudo isso nos afastam das pessoas que precisam ouvir sobre a mensagem da cruz, e sem as pessoas não há pregação do evangelho. 

O cristão não deve ser como um ET, ele deve ser atual e completamente relevante para a sua geração. Ele deve estar completamente ciente do amor de Deus e do que Ele fez em sua vida para que possa testemunhar a outros sobre a felicidade que ele tem hoje como sendo algo infinitamente maior do que qualquer outra felicidade passageira que a pessoa possa estar desfrutando.

Não fomos chamados para converter ninguém, apenas para pregar. Faça a sua parte, e assim, você permitirá que o Espírito Santo faça a dele. Pregue a Palavra.

Leia também isto:

0 comentarios