Você define sua colheita

By domingo, setembro 08, 2013

No salmo 103:10, o salmista declara que o Senhor não nos trata conforme os nossos pecados e nem nos retribui segundo os nossos erros. Se fossemos analisar este texto sem levar em conta o conteúdo da bíblia, poderíamos pegar essa passagem e fazer dela uma licença para praticarmos quaisquer coisas que viessem a nossa mente ou desse vontade, sem parar para pensar nas consequências, afinal, o Deus que está por trás de todas as coisas não levaria em consideração aquilo que teríamos feito e nunca nos retribuiria conforme nossos mal feitos.

Em gálatas 6:7 nós lemos: "Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear isso também colherá". Agora parece que Paulo traz um outro ensino que vai contra o que o salmista diz no primeiro texto citado, pois ao lermos este texto, podemos pensar que o Deus bonzinho do primeiro, abriu mão de sua bondade para agora nos punir de acordo com aquilo que fazemos. É claro que Deus não mudou. A questão é que tudo aquilo que diz respeito as nossas consequências, temos uma mania "adâmica" de tentar atribuir a Deus, até mesmo aquelas que ele nunca desejou ou influenciou para que fizéssemos.

A primeira passagem não anula a segunda e vice-versa. Na primeira lemos sobre algo a respeito do caráter de Deus, e na segunda nós lemos a respeito de algo que foi instituído por Deus, e uma vez instituído, seu funcionamento, bem como as consequências dependem exclusivamente de nós. A bíblia nunca se anula, se contradiz, ela se complementa.

Deus estabeleceu uma lei que se chama "Lei da Semeadura", onde aquilo que você plantar, é certo que colherá, ou seja, ele estabeleceu algo que seria uma maneira com a qual você poderia crescer e receber bons frutos por sua conta própria, mas se você pega esse recurso e o usa para o plantio e colheitas de coisas desagradáveis, não é um problema mais de Deus. Entenda, o princípio foi criado por Ele, mas a maneira como ele vai funcionar e responder dependerá somente de nós.

Então, podemos entender que realmente naquilo que depende de Deus, nós nunca seremos tratados de acordo com nossos erros, pois Deus é amor. Se Ele fosse nos tratar exatamente como merecíamos, estaríamos fritos, não teríamos sido apresentados a graça, que é justamente esse favor imerecido. Mas o fato de entendermos isso não nos dá a autorização para fazermos o que quisermos, cometermos erros e acharmos que estaremos livres de consequências, pois é certo, aquilo que plantarmos determinará o que mais tarde colheremos.

Plante o bem, plante fidelidade, Plante amor e se prepare para a colheita. É certa!

 

Leia também isto:

0 comentarios