Relatório sobre a viagem a Medellín, Colômbia

By sexta-feira, agosto 02, 2013

Estamos de volta ao Brasil e queremos agradecer a todos que de alguma forma fizeram parte desta viagem missionária a Medellín, Colômbia. 

Medellín é uma cidade grande e estruturada, possui um clima agradável durante todo o ano e premiada como uma inovadora com bom desempenho no seu transporte público e educação. Quando falamos de Colômbia, a primeira impressão que temos é em relação a disputas de poderes e tráfico, mas estas questões parece circular por tão alto nível que não chega a ser algo presente no cotidiano das pessoas, como vemos no Brasil. 

O que nos assusta é vermos a situação que algumas pessoas vivem e como tudo é tratado de forma natural, praticamente cultural, pela população e governo. Em plena luz do dia, no centro da cidade, não é difícil encontrarmos pessoas que andam com cachimbos para se drogar, outros vendendo e meninas menores de idade se prostituindo por algo em torno de cinco reais, ao mesmo tempo e dividindo o mesmo espaço com vendedores, outros trabalhadores passando e a própria polícia. É claro que no Brasil há drogas e prostituição infantil, mas ainda é algo combatido (pelo menos dizem ou tentam). 

Agradecemos ao jovem casal de missionários, Marcos e Lívia, que nos receberam tão bem, e ficamos muito felizes em conhecer mais de perto o trabalho desenvolvido pela Junta de Missões Mundias que oferece todo o suporte para que o missionário desenvolva seu chamado no campo com tranquilidade e segurança. 

Durante 12 dias, tivemos a oportunidade de ministrarmos por dez vezes nas igrejas de Medellín e conhecermos diversos pastores. Fomos muito bem acolhidos por todos e ficamos perplexos com o carinho de alguns, foi algo maravilhoso. Infelizmente a situação de algumas igrejas batistas são de bons templos e poucos membros, desânimo e falta de treinamento para líderes. Oramos para que o senhor levante ministros para que possam ir ao campo. Enquanto algumas igrejas no Brasil de aproximadamente trezentos membros possuem dez pastores e mais cinco seminaristas dentro da igreja, lá há igrejas com apenas um pastor, outras sem nenhum e alguns pastores desanimados pelo andamento do trabalho. 

Tivemos a oportunidade também de nesses dias participarmos da inauguração do projeto PARE (Programa de Ayuda, Rehabilitacion e Esperanza), que é o projeto do missionário Marcos para reabilitação de viciados, moradores de rua e meninas exploradas sexualmente. Na inauguração organizamos um dia de beleza onde as meninas exploradas sexualmente estariam fazendo suas unhas, cabelo, maquiagem e recebendo massagens nas mão e pés. Enquanto faziam, outras oravam por elas, ministravam a palavra e conversavam com elas. Foi um tempo maravilhoso. Participaram neste dia mais de cem jovens voluntários de diversas igrejas e denominações. As doze horas o missionário deu uma breve palavra a elas e muitas receberam a Jesus como seu salvador, entregamos almoço para as sessenta e cinco meninas que participaram e as abençoamos. Ainda neste dia, saímos pelas ruas de Medellin evangelizando e finalizamos o dia com um culto onde também outros puderam receber a Jesus como seu salvador. 
Bom, esse é apenas um relatório bem resumido de tudo o que tivemos a oportunidade de viver em dias intensos naquele lugar. Nosso coração voltou incendiado por missões transculturais e com a certeza de que é apenas o início de uma grande jornada. América Latina está em nosso coração!

Leia também isto:

0 comentarios