Igrejas x restaurantes, Igreja x cruzeiro marítimo, passageiro x tripulação

By sexta-feira, julho 05, 2013 , , , , ,


Olhando por um lado, podemos dizer que hoje nós, cristãos, estamos bem servidos em relação as variedades de denominações e igrejas em nosso país. Existem ruas relativamente pequenas que possuem até duas ou três igrejas evangélicas diferentes em sua extensão. Há igrejas, que por "falta de espaço", estão abrindo suas portas literalmente de frente para outra, como se organizassem uma disputa aberta entre si. Mas o que acho mais interessante nisso tudo é observar o comportamento de alguns cristãos frente a esta questão. Tem crente que está se sentindo, ao congregar, na fila do restaurante Spoleto, sem saber o que pedir, sem preferir nada, mas experimentando um pouco de cada coisa para não perder a viagem. Há aqueles que parecem estar na praça de alimentação de um shopping, analisando vários cardápios e vendo quem oferece a melhor vantagem para que ele possa dar o ar de sua graça naquele recinto.

O problema é que, para muitos, a igreja se tornou um verdadeiro cruzeiro marítimo. Sabe aqueles navios maravilhosos, que oferecem de tudo para que você tenha uma estadia confortável sem sentir falta de nada fora dele?! Por trabalhar durante um tempo no ramo, tive oportunidade de visitar, de forma técnica, um desses e como é maravilhoso. Lá dentro parece um grande condomínio luxuoso com direito a várias piscinas, banheiras de hidromassagem, quadras de esportes, restaurantes para todos os gostos, teatro, cinema, aulas de dança e esportes, parede de escalada, salões de jogos, amplas salas de recreação infantil, além de uma tripulação treinada para te carregar no colo se for preciso. Não é maravilhoso!?

Tenho quase certeza que há cristãos que estão pensando estar em um desses. Analisam o ambiente, testam o ar-condicionado, revisam as acomodações, vêem se está tudo certo em relação ao espaço de recreação infantil e se os recreadores são bons o suficiente para manterem seus filhos ocupados enquanto participam do jantar de gala, prestam atenção para ver se a banda não errou nenhum acorde e apenas no olhar tentam perceber se todos os músicos estão mesmo preparados para estarem ali. Estes também ouvem criticamente o discurso do "capitão" para comentarem e compararem com os clientes que passaram o domingo em outro navio. 

Nada contra a excelência, pois todos nós recebemos um espírito excelente em nós e devemos realmente fazer tudo para Deus neste nível, nada menos. Porém, se pudéssemos realmente comparar a igreja a um navio desse, temos que entender que todos nós não seríamos mais os clientes do navio, mas fomos chamados pelo dono dele para fazermos parte da tripulação, ou seja, aqueles que trabalham para manter o bom funcionamento da embarcação. Cada um fazendo sua parte no corpo, cada um exercendo a sua função, seu ministério, e percorrendo a viagem acompanhando um trajeto desenhado pelo dono e para chegar a um destino que também foi totalmente planejado por este dono. 

Pense nisso!

Leia também isto:

0 comentarios