CONHECENDO O CARÁTER DE DEUS

By sexta-feira, maio 24, 2013 , , , , , ,


Todos sabemos que a bíblia é uma revelação progressiva, ou seja, o passar do tempo, o desenvolver da escrita, a medida que nós a lemos, vamos tendo entendimento do contexto, ou do enredo, ou de toda a história que ela nos diz. Acho muito difícil, por exemplo, alguém ter um entendimento correto e equilibrado do antigo testamento, sem ter entendimento do novo testamento, pois o antigo testamento é como uma sombra do novo testamento, e haveremos de convir que não se defini ninguém por sua sombra. Pela sombra nós temos uma vaga idéia, mas é a imagem real, ao vivo e a cores, que vemos o que de fato é.

Penso que da mesma forma é com relação a revelação do Caráter de Deus. Muitos querem pegar alguns trechos escritos no antigo testamento e tirar uma conclusão absoluta do caráter de Deus, mas isso se torna um completo absurdo se pensarmos que aqueles que viveram nesta época, não tinham total revelação daquilo que Deus realmente era. Se acontecia algo de ruim, porém sobrenatural, eles atribuíam a Deus, e se acontecia algo de bom e sobrenatural, eles também atribuíam a esse mesmo Deus, como se esse Deus mudasse de humor, uma hora ele estava bonzinho e em outro momento ele não estava muito bem, porém nós sabemos, de acordo com a bíblia (Tiago 1:17) que isso é impossível, pois o nosso Deus não muda e que toda boa dádiva é que vem d'Ele.

Gosto de dizer que a maneira que temos para compreender de fato o caráter de Deus na bíblia são duas:

1. Observando a criação de Deus em Gênesis, nos capítulos 1 e 2.

Eu poderia pintar um quadro do meu jeito, e imagina que depois de pronto, aguardando o momento da exposição deste quadro ao público, aparece um sujeito e pinta em cima do meu quadro, distorcendo ou colocando acessórios que eu não desejei em minha gravura. Aqueles que virem o quadro depois destas modificações feitas por outro poderão concluir algo sobre a minha intenção, ou a mensagem que eu desejei passar quando o criei? Claro que não! O quadro foi alterado, irão ver uma imagem alterada. Da mesma forma o pecado manchou uma imagem que Deus criou, e tem muitos querendo definir a intenção, a mensagem, o caráter do criador através de um quadro pós modificado.

2. Observando Jesus

A bíblia diz em Hebreus 1 que Jesus é a expressão exata do ser de Deus, ou seja, nem mais, nem menos. A outra maneira de conhecer o caráter de Deus é observando a vida de Jesus. Ninguém mais expressou tão perfeitamente, tão plenamente a vontade de Deus na terra que Jesus. Ele disse até que só fazia o que via seu pai fazer (João 5:19). Isto quer dizer que se você já viu Jesus curando é porque Deus cura, se você já viu Jesus perdoando, então é porque Jesus perdoa. Mas, se você nunca viu Jesus colocando doença e alguém, ensinando a alguém através da dor, da perda, em nome de Jesus, não insista mais em dizer que Deus faz isso.

Hoje eu tive a oportunidade de visitar uma cracolândia e entrar dentro de uma casa onde essas pessoas sobrevivem. Imagina uma casa de três cômodos, onde daria para viver apertada uma família de cinco pessoas. Neste lugar estavam por volta de cinquenta usuários de crack, todos sujos, todos se drogando, alguns vendendo, outros consumindo, alguns inquietos, falando alto, outros quietos e dopados. Alguns cômodos não tinham teto, nenhum deles tinha piso, todo o chão estava coberto de lama, sujeira de todo tipo que você imaginar. Como pode um ser humano viver nestas condições?!

Como pode a igreja que deveria conhecer o caráter de Deus, entender que ele é bom em todo o tempo, acreditar que Deus usaria algo deste tipo para mudar a vida de alguém?! Posso afirmar, aquele lugar não tinha o formato do meu Deus. Conheço o meu Deus e sei que Ele não trabalha fazendo isso com ninguém. Interessante é que não há diferença para aquele que está em um lugar deste sem Deus, e para aquele que está em um grande e belo hospital pelo Brasil sem Deus também. Ambos estão presos. A questão da limpeza do local não pode ser o que irá nos fazer discernir entre o grupo está entregue nas mãos de satanás, e o outro que está apenas sendo tratado por Deus em alguma área da vida. Vamos acordar, igreja! Em ambos os lados, a verdade é que o diabo é sujo!

Leia também isto:

0 comentarios