A INTENSIDADE DA JUVENTUDE

By terça-feira, maio 21, 2013 , , ,





Uma das características que mais acho interessante na juventude é a intensidade. Algo que é intenso, é algo que se coloca muita força, é veemente, impetuoso, o que é muito vivo, forte, constante. 

O jovem por sua história é visto muitas vezes por essas características,  as vezes julgado por usá-la desacompanhada da sensatez, lucidez, porém, de fato, a intensidade está sempre presente em suas atitudes e decisões. 

Essa característica na vida do jovem pode ser muito boa ou extremamente ruim, ou seja, podemos dizer que uma pessoa na sua juventude é intensa em tudo o que faz, seja para viver coisas boas ou também muito ruins. Tudo, na verdade, vai depender da direção que ele vai tomar, ou do que este jovem irá focar para canalizar esta sua grande força. 

Há muitos que estão desperdiçando suas vidas, acreditando que a estão aproveitando, sendo intensos em bebedeiras e fazendo uso de tantas outras drogas, enquanto outros estão sendo intensos demais em seus relacionamentos precoces e sendo surpreendidos com uma gravidez não desejada. Um dia desses eu ouvi um senhor conversando com uma outra senhora na fila da padaria sobre sua neta de quatorze anos que trouxe o recado de que estava grávida e a resposta da senhorinha foi que essa juventude de hoje é assim mesmo. Assim, sem nenhum espanto, conformada e tentando convencer o senhorzinho de que era completamente normal. Essa é a juventude intensa com a qual estamos lidando. 

João diz em uma de suas cartas que escreve aos jovens porque são fortes, a palavra de Deus permanece neles e porque estes já venceram o mal. Em primeiro momento, quando lemos este versículo observando a nossa volta somos tentados a pensar que o autor não sabia o que estava escrevendo, ou que os jovens daquela época deveriam ser bem diferentes desta época. A grande verdade é que o mesmo empenho, força, ou a mesma intensidade que o jovem coloca para viver uma falsa liberdade que o mundo lhe oferece, quando colocada em prol de coisas que realmente valem a pena, estas se destacam e não param de ganhar força. 

A bíblia é repleta de exemplos de jovens que abriram mão de uma vida convencional para participarem de um projeto de Deus e marcaram e, por isso, marcaram suas gerações. 

Nossa juventude não deve ser rejeitada, menosprezada, reprimida, humilhada, mas precisa sim de um novo referencial, uma nova visão, um novo propósito de vida para que canalizem suas forças, e isso é algo que só Deus pode dar. 

Deus abençoe os jovens da nossa região!

Texto para a coluna REDE JOVEM do INFOLINS

Leia também isto:

0 comentarios