Ministério do Evangelista - Parte 1 [Dons Ministeriais]

By quinta-feira, janeiro 10, 2013 , ,


Evangelista significa "aquele que traz boas novas". É certo que assim como Paulo fala para Timóteo, todos nós devemos fazer a obra de um evangelista, todos nós temos compromisso com o ide de Jesus, mas aquele que flui no dom de evangelista parece que se sentirá sempre mais compromissado com isto do que os outros. Ele é aquele que se dependesse dele ninguém mais estaria sentado nos bancos nos dias de domingo, pois para ele todos já estariam na rua evangelizando. 

Para pensar e estudar mais sobre o ministério de evangelista, chamo atenção para o livro de Atos, no capítulo 8 que conta a história do evangelista Filipe. Se olharmos com atenção para este capítulo poderemos aprender muito sobre este dom ministerial através desta passagem sobre a vida de Filipe.

Acompanhe o texto de Atos 8:

5 Indo Filipe para uma cidade de Samaria, ali lhes anunciava o Cristo. 

O evangelista é aquele que por onde ele anda, para ele sempre terá uma oportunidade de anunciar o evangelho de Jesus. Enquanto uns oram para que Deus mostre uma oportunidade ou para que coloque alguém em seu caminho naquele dia para que possa ser usado para ganhar algum naquele dia, o evangelista cria as suas próprias oportunidades. Onde ele estiver, seja qual for a ocasião, ele se sente impulsionado a pregar o evangelho. Note que Filipe não estava indo para um evangelismo previamente combinado, mas a palavra diz que indo para tal cidade, ali ele anunciava o evangelho.


6 Quando a multidão ouviu Filipe e viu os sinais milagrosos que ele realizava, deu unânime atenção ao que ele dizia. 7 Os espíritos imundos saíam de muitos, dando gritos, e muitos paralíticos e mancos foram curados. 8 Assim, houve grande alegria naquela cidade.

O evangelista atrai pessoas pra perto dele. É uma marca do ministério de evangelistas as multidões. Em nenhum outro dom ministerial vemos tantas pessoas juntas para ouvirem uma ministração. Entre no youtube e procure pelo nome de grandes evangelistas (T. L. Osborn, Reinhard Bonke, Billy Graham, etc) que verá como é impressionante o número de pessoas que eles alcançam. 

O evangelista tem uma mensagem simples. Bonke diz que prega o ABC da fé, não que ele não saiba o XYZ, mas que isso não era o papel dele. Não importa em que tema ou passagem o evangelista comece sua mensagem, ele irá terminá-la no plano de salvação. 

O ministério do evangelista é marcado por sinais, curas, milagres. Muitos ainda só crerão após verem. O evangelista poderá fluir nos dons espirituais da fé especial, dons de cura e/ou operação de maravilhas citados em 1 Coríntios 12. 

Por onde ele passa, deixa uma marca de alegria. Pessoas libertas, curadas e salvas. 

Leia também isto:

0 comentarios