Crer em vão

By sexta-feira, novembro 23, 2012


I Coríntios 15
1 Irmãos, quero lembrá-los do evangelho que preguei a vocês, o qual vocês receberam e no qual estão firmes. 2 Por meio deste evangelho vocês são salvos, desde que se apeguem firmemente à palavra que preguei; caso contrário, vocês têm crido em vão. 

Ser enganado por alguém deve ser uma das coisas mais terríveis que podem nos ocorrer durante nossa vida. É assim porque nós só somos enganados e decepcionados por alguém em quem depositamos confiança. Não há a possibilidade de sermos enganados por algo se não colocamos confiança alguma naquilo. 

Pior do que ser enganado por alguém é só quando somos enganados por nós mesmos. Quando nós por nós mesmos colocamos a confiança em algo, crendo que estamos plenamente convencidos daquilo, mas depois descobrimos (ou não) que tudo não passava de um engano, e que não há ninguém para culparmos, pois o responsável por isso era somente o próprio enganado. 

No texto acima, Paulo faz um alerta àqueles que porventura poderiam vir a crer em vão. Já parou pra imaginar essa situação? Você crê em algo com toda sua força, todo o seu entendimento e no final de tudo se da conta que toda aquela devoção não serviu de nada, era tudo em vão. Todo o tempo de meditação, oração, declaração, tudo isso foi em vão, sem sentido algum, não produzia efeito. #misericórdia

Para que não fosse assim, Paulo chama a igreja a crer e se apegar com confiança à palavra que foi pregada por ele, ao verdadeiro evangelho, àquilo que a bíblia diz de fato. Se apegar firmemente a palavra significa não se deixar enfraquecer, não vacilar com ela, vigiar, velar e perseverar na confissão e prática dessa verdade revelada. Não existe composições quando tratamos dessa verdade. Não há uma "brecha na lei" quando falamos da Palavra de Deus. Aquilo que ela diz, o esperado é crer e ponto final. Quem age tentando compor a Palavra ou adaptá-la para que se torne praticável em seu contexto de vida ou doutrina corre um sério risco de, por mais bem intencionado que esteja e devoto que seja, estar crendo em vão.

Cuide para que sua fé seja eficaz em sua vida. Se apegue ao que a palavra diz, creia, confesse e veja!

Leia também isto:

0 comentarios