Cristianismo Revolucionário

By quarta-feira, agosto 08, 2012 , , , , , ,

Estive assistindo, esses dias, um filme baseado em fatos reais que conta a história de um revolucionário espanhol. Ultimamente tenho tido a vontade de saber mais sobre pessoas que viveram por uma causa, e quando li a sinopse desse filme fiquei curioso e o comprei. Aceito indicação de outros filmes sobre o assunto. 

Fico admirado com a história de homens que acreditaram em um ideal e vestiram a camisa em defesa disso. Acho interessante como algo que nasce no coração de uma pessoa ou de um grupo pequeno pode alcançar multidões. No filme que assisti, os rapazes cometiam assaltos para financiarem a expansão de seus pensamentos. 

Acho interessante que pessoas que vivem por uma causa, abrem mão completamente de um estilo de vida convencional onde a preocupação é o consumismo, o comodismo, o bem-estar próprio, para gastarem sua vida inteira em defesa de um ideal. Eles nem sempre serão recompensados financeiramente por aquilo e talvez nem sejam reconhecidos pelo que buscam, mas o que importa?! Eles não lutam pela divulgação de seu próprio nome, mas pela divulgação de uma causa. 

Fiquei pensando, será que não era isso que Deus queria que nós, os cristãos, entendêssemos e vivêssemos, e nós não entendemos? Será que estamos nos comportando de maneira religiosa, achando que somos grandes revolucionários porque andamos com a bíblia debaixo do braço nos finais de semana, e passamos a semana inteira em busca das mesmas coisas que todos no mundo buscam, enquanto Deus nos olha e pensa que poderíamos estar fazendo muito mais, poderíamos viver por essa causa, viver pela fé?!

O maior exemplo que temos, Jesus, disse em João 6:38 que veio não para fazer a sua vontade, mas para fazer a vontade daquele que o enviou. Jesus tinha uma vontade própria, mas decidiu viver por uma causa que ia além dele mesmo. O apóstolo Paulo é outro exemplo. Paulo diz em Filipenses 4:21, que para ele o viver seria Cristo e o morrer seria lucro. Ele não tinha mais nada que o motivasse mais a viver do que a pregação da mensagem de Cristo. Em Filipenses 3, Paulo falando sobre coisas naturais que qualquer um almejaria alcançar, diz: "7 Mas o que para mim era lucro, passei a considerar como perda, por causa de Cristo. 8 Mais do que isso, considero tudo como perda, comparado com a suprema grandeza do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor, por quem perdi todas as coisas. Eu as considero como esterco para poder ganhar a Cristo 9 e ser encontrado nele, não tendo a minha própria justiça que procede da Lei, mas a que vem mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus e se baseia na fé." A pergunta é: Será que estamos entendendo e seguindo corretamente nossos exemplos deixados?

Não sou contra a prosperidade, aliás desconheço o evangelho da miséria. Mas, aprendi que prosperidade é não ter falta de absolutamente nada enquanto percorro a carreira que me foi proposta, e não, algo que eu me concentre para conquistar. Isso, o meu trabalho pode fazer. 

Não quero ser sensacionalista, mas vamos imaginar os cristãos sendo como Paulo ou como qualquer outro grupo que você conhece que vive por uma determinada causa. Imagine os cristãos unidos por um propósito sem se importar com um "tipo de vida tradicional" levada pelo mundo e imposta pela mídia. Imagine um grupo onde a única coisa que importa é a propagação do evangelho e que a medida com que mais um seja conquistado pra esse grupo, o grito vai se tornando mais forte. Imagina um grupo revolucionário, que crê no que diz, vive por isso e que ao invés de fazer somente barulho ou qualquer tipo de vandalismo, tem como sua maior arma O AMOR. Acho que o mundo já teria sido ganho, e você? 

Será que não foi assim que Deus tentou nos ensinar que deveria ser?

Para refletir e opinar!


Foi publicado também em gabrielfelix.com 

Leia também isto:

0 comentarios