Me alegrar mesmo sem ver

By quinta-feira, abril 19, 2012 , , , , ,

João 20
29 Então Jesus lhe disse: "Porque me viu, você creu? Felizes os que não viram e creram".

Todos nós ficamos felizes quando recebemos boas notícias. Ficamos felizes quando essas boas notícias estão relacionadas a nós mesmos. Ficamos felizes quando recebemos a notícia de que ganhamos um presente e ficamos mais felizes ainda quando o recebemos. 

Em João 20, é narrado o fato de quando Jesus, ao ressuscitar, aparece a seus discípulos. Primeiro ele aparece a Maria Madalena que recebe a incumbência de ir falar para os outros do que tinha visto, e um tempo depois Jesus aparece a seus discípulos (versos 19 e 20). Tomé não estava com os outros discípulos quando o Senhor apareceu a eles e duvidou que aquilo tinha acontecido e queria uma prova, queria ver com seus próprios olhos, queria tocar para saber se era ele mesmo. Tomé duvidou. Tomé queria ver para crer. Mas, ele viu, e depois de ver, ele creu. 

Muitos, assim como Tomé terão que ver primeiro para crer. Existem pessoas que estão a espera de um milagre, sabem que Deus é poderoso para realizar o milagre, mas assim como Tomé, não conseguem se alegrar antes de vê-lo acontecer, pois a mente está tomada de dúvidas. Jesus não condenou Tomé por isso, mas nos ensinou nesta passagem que a dúvida ou a desconfiança roubam nossa alegria. Tomé poderia estar se alegrando a muito tempo com a notícia, mas por causa da sua falta de confiança, perdeu tempo de se alegrar.

Por vezes, passamos por momentos onde estamos esperando um grande agir de Deus e mesmo sabendo que aquilo está para chegar, a dúvida ou o medo podem tentar aparecer no campo da nossa mente para nos fazer desanimar ou cansar de esperar. A dúvida pode chegar na mente para todos, até mesmo aqueles que são cheios de fé, pois a convicção ou a fé genuína está alojada no coração (Marcos 11:23). Quando as setas são lançadas na nossa mente para que tenhamos preocupações, saberemos sobre qual é o nosso nível de fé através das nossas atitudes, pois aquele que tem a fé no coração age em linha com ela apesar da dúvida que está na mente; e também saberemos sobre o nosso nível de fé quando somos capazes de nos alegrar antes de ver o milagre acontecer, simplesmente por não duvidar do caráter daquele que prometeu.

A mulher grávida se alegra durante meses com a notícia, mesmo sem ver. Ela se alegra com uma certeza de que um dia vai dar a luz ao que se espera. Imagina se ela passasse todos os meses de gravidez triste e angustiada por não saber qual a cor dos olhos, ou se vai nascer saudável, ou se vai parecer com ela ou com o pai?! É justamente isso que o diabo quer fazer. Não deixe que ele roube sua paz. O presente está dado e aquele que te ofereceu, não volta atrás. Alegre-se mesmo sem ver! 




Leia também isto:

0 comentarios