Chamado Divino / Dons Ministeriais

By segunda-feira, abril 09, 2012 , ,

Recebi um e-mail de meu pastor que constava dados de uma pesquisa onde mostravam os principais fatores que levavam igrejas ao redor de todo o mundo a crescerem e se destacarem. Nesta pesquisa, constava em primeiro lugar a marca de uma liderança capacitadora, e em segundo lugar estava a marca de ser uma igreja orientada pelos dons ministeriais, tendo a explicação de que cada um desempenhava a obra do Senhor estando no lugar onde realmente deveriam estar. 

Havia muito tempo que pensava em expor aqui um pequeno estudo sobre os dons ministeriais e saber desta pesquisa me deixou ainda mais empolgado. Sei o quanto esse assunto foi esclarecedor para mim em meu seminário e espero que acabe virando um bom material para discutirmos e analisarmos a luz da bíblia aqui neste blog.

Temos dois textos base na bíblia que usamos para falar sobre os dons ministeriais: 

Efésios 4
10 Aquele que desceu é o mesmo que subiu acima de todos os céus, afim de encher todas as coisas. 11 E ELE DESIGNOU alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres.

I coríntios 12
28 Assim, na igreja, DEUS ESTABELECEU primeiramente apóstolos; em segundo lugar, profetas; em terceiro lugar, mestres; depois os que realizam milagres, os que têm dons de curar. os que têm dom de prestar ajuda, os que têm dons de administração e os que falam diversas línguas. 

Introduzindo essa sequência de estudos sobre os dons ministeriais, neste primeiro momento quero chamar atenção para algumas verdades que precisamos entender e que estão claras nesse texto, mas muitas vezes passam despercebidas ou talvez nos esqueçamos em alguns momentos. 

Fiz questão de destacar tanto no trecho do livro de Efésios, quanto no trecho destacado do livro de Coríntios, o fato de o dom ser designado por Deus. Isto parece ser algo simples e de fato é, mas é algo que precisa estar muito claro no nosso coração. 

O texto de Efésios está se referindo a Jesus quando diz que "aquele que desceu é o mesmo que subiu acima de todos os céus". Foi ele que conheceu as profundezas, sendo condenado a morte por nós na cruz, e foi ele quem venceu a morte e foi ressuscitado e levado aos céus. E é este Jesus que designou uns para cada dom ministerial, ou seja, SEU CHAMADO É DIVINO, VOCÊ NÃO ESCOLHE O DOM QUE QUER TER. 

Existem pessoas que acham que por se identificar muito ou simplesmente pelo fato de gostar de uma atividade específica os fazem dotados ou donos daquele dom. Isso pode acontecer sim, mas também pode não acontecer. 

Existem pessoas que enfrentam filas para receberem uma oração de um ministro "x", pois acreditam que após a oração com imposição de mãos o dom virá junto. Há outros que estão procurando cursos para aprenderem a serem profetas ou pastores, mas entenda que a bíblia não diz que são os seminários que estabelecerão uns para profetas ou pastores; Deus já se encarregou disso. O seu papel é apenas entender o que Deus quer de você, e o papel dos homens e da igreja é apenas o de reconhecer o que Deus já te deu e tem pra fazer através de você.

Leia também isto:

0 comentarios