Ciúme e inveja ministerial - Rei Davi Capítulo 04

By sexta-feira, fevereiro 17, 2012 , , , , , ,

Neste quarto capítulo da série, o que me chamou a atenção foi o ciúme, inveja e o quão incomodado fica o irmão mais velho de Davi com o seu crescimento. Davi, ungido Rei, com coragem e mérito derrota o gigante filisteu, traz benefícios pra ele e pra toda sua família, e mesmo assim, seu irmão fica ciumento e invejoso ao ver o sucesso de Davi. Mais a frente, o próprio Rei Saul que o havia colocado em posição de destaque, padece destes mesmos males contra Davi, pois o povo o admirava e saudava. 

Ouvi muitas vezes dizerem a frase: "Pra muitos, é mais fácil chorar com os que choram do que se alegrar com os que se alegram", e é uma grande verdade. As vezes vemos pessoas que ficam realmente comovidas com o sofrimento de alguém, mas basta essa pessoa ter uma notícia excelente pra contar, que aquele que houve mostra um sorriso tímido e em seu pensamento diz: "Por que aconteceu com ele? Quando vai acontecer o mesmo comigo?"

O ciúme não pode ser tratado como algo normal. É algo que todo crente deve lutar contra, praticando o que está escrito na palavra. Da mesma forma que devem praticar a mansidão no lugar da ira, o amor e a paz em lugar de dissensões e facções, vem a prática do domínio próprio em lugar do ciúme. Assim como a ira e dissensões, ao lado de imoralidades sexuais, feitiçaria e idolatria, está o ciúme listado como aquelas que são as obras da carne, e como qualquer outra, não pode ser algo que domina o cristão, pois não se trata de algo que seu espírito está dotado. 

Gálatas 5
19 Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; 20 idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, CIÚMES, ira, egoísmo, dissensões, facções 21 e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os advertir: Aqueles que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus.
22 Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, 23 mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.

Quando pensamos em ciúme, pensamos em um casal de namorados que possuem medo de perderem um ao outro, e por isso desenvolvem um cuidado excessivo. Isto é ciúme sim, como qualquer outro, e deve ser tratado a luz da palavra, praticando a palavra, renovando a mente. Mas, existem aqueles que possuem um certo ciúme ministerial, que não é mais ou menos grave, mas penso ser mais feio e vergonhoso. Estes são aqueles que não compartilham o "seu" lugarzinho ministerial com mais ninguém, tendo medo que as atenções saiam de cima dele. Este ministro ainda não entendeu que o ministério não é dele. 

Quando você tem qualquer tipo de "inveja ministerial", é como se você estivesse dizendo a Deus que os planos de Deus para sua vida não são satisfatórios para você, e por isso, você ainda precisa olhar para os planos que Deus tem na vida de outra pessoa de maneira desejosa. Não deixe que este tipo de pensamento tome conta de sua mente. Ele não vem de Deus. Repreenda-o!

Leia o que diz em Salmos 139.16-18: "Os teus olhos viram o meu embrião; todos os dias determinados para mim foram escritos no teu livro antes de qualquer deles existir. Como são preciosos para mim os teus pensamentos, ó Deus! Como é grande a soma deles! Se eu os contasse, seriam mais do que os grãos de areia. Se terminasse de contá-los, eu ainda estaria contigo."

Compreender nosso papel no corpo de Cristo nos faz não perder tempo desejando o o papel de outro. 

Leia também isto:

0 comentarios