Visão da Aliança

By quinta-feira, maio 26, 2011 , , , ,



I samuel 17
26b "Quem é esse filisteu incircunciso para desafiar os exércitos do Deus vivo?"

O capítulo 17 do livro de I Samuel conta a história de uma batalha a ser travada entre dois povos (Israel e Filisteus). No momento em que tudo estava pronto para iniciar o confronto, um soldado filisteu chamado Golias tem uma excelente idéia; ele faz um desafio onde ao invés de todos os guerreiros terem de se matar durante uma batalha, seria escolhido apenas um homem do exército de Israel para lutar contra ele, e o vencedor deste duelo garantiria a vitória para todo o exército.
Isto não seria problema, se não fosse pelo fato de Golias ter seus dois metros e noventa centímetros de altura, vestir uma couraça que pesava sessenta quilos e apenas a ponta de sua lança pesar sete quilos - bobagem!

A questão é que os dois exércitos ficaram posicionados para a batalha durante quarenta dias e durante todo  esse tempo o "gigante" fez o mesmo desafio, fazendo com que um exército inteiro ficasse atônito e apavorado. Mas, calma ai! Não estamos falando de simples homens. Estamos falando de homens treinados e equipados para a batalha. Um exército vitorioso. 

No meio da história aparece um rapaz, um simples pastor de ovelhas, que foi ao campo de batalha levar alimento para seus irmãos mais velhos a pedido de seu pai. Ao ouvir o desafio lançado por Golias, este rapaz, chamado Davi, pergunta: "Quem é esse filisteu incircunciso para desafiar o exército do Deus vivo?". O que será que esse rapaz tinha de diferente? Que coragem era essa? De onde saiu tanta ousadia?

Davi era um simples rapaz. Ele não tinha treinamento para encarar um desafio desse tipo, e muito menos equipamento necessário, mas ele tinha algo que fazia toda diferença - Davi era consciente da Aliança que Deus tinha com Ele.

A circuncisão era a marca da Aliança (Gênesis 17:10, 11). Quando Davi faz essa pergunta, ele esta querendo dizer: "Quem esse tal de Golias está pensando que é? Com quem ele acha que está falando? Com quem ele está aliançado? Eu tenho uma aliança com o Deus Todo-Poderoso, e eu sei que por causa desta aliança, quem desafiar a mim, estará desafiando este próprio Deus". 

Quem tem consciência da aliança, vê os "gigantes" da vida de forma diferente. Todos os soldados olhavam para Golias e ficavam admirados com o seu tamanho, com sua armadura, com a sua força. Davi olhando para ele devia pensar: "Coitado! Diante daquele que está comigo, diante do meu Deus, ele é muito pequeno".

Não importa o tamanho do "gigante" quando conhecemos o tamanho do nosso Deus e vivemos conscientes da aliança que Ele tem conosco.

Leia também isto:

0 comentarios