Necessidade de Religar

By sexta-feira, novembro 06, 2009




Lendo o capítulo um e dois do livro de Gênesis, podemos notar que o homem foi criado de forma especial por Deus. Todas as coisas foram feitas simplesmente pela palavra de Deus, mas o homem, o próprio Deus fez questão de “colocar a mão na massa” para fazê-lo e criá-lo a sua imagem e semelhança. Deus soprou da sua própria vida no homem e ele se tornou um ser vivente (gn 2:7).


Deus tinha um relacionamento muito próximo do homem. A bíblia diz que Deus andava pelo jardim na virada do dia (gn 3:8). Você consegue imaginar a proximidade de relacionamento de Deus com o homem? Deus fez o homem de forma especial, a sua imagem e semelhança e o próprio Deus vinha passear no jardim no fim do dia ou quando soprava a brisa do dia (versão NVI). O homem não foi criado para viver separado de Deus. O homem tinha um relacionamento extremamente próximo a Deus. Ele foi criado para se relacionar com Ele.


Quando Adão caiu, o pecado entrou no mundo e com ele a maior dificuldade que o homem poderia ter – a separação de Deus.Em gênesis 3:8-9 diz que o homem ouvindo os passos de Deus que vinha andar pelo jardim na virada do dia se escondeu e Deus pergunta: Onde está você?
Da pra imaginar Deus na sua infinita grandeza, sendo Aquele que está em todos os lugares, que sabe de todas as coisas e que pode todas as coisas, não sabendo onde o homem estaria naquele momento?Não acredito que Deus estava questionando em relação a uma posição geográfica. Acredito que naquele momento era como se o homem tivesse algo que o ligasse a Deus. Seria como uma excursão de crianças onde uma professora coloca todos os alunos presos a uma corda e um cinto para que ninguém se perca, e ficam todos ligados. Seria como se Deus estivesse ligado ao homem por um cinto desse e com a queda do homem, de repente esse cinto se rompesse e Deus, ao não perceber mais esse cinto, ao não perceber mais essa ligação, questiona sobre a localização do homem. “Por que você não esta ligado a mim? O que aconteceu?”


O homem que foi criado de forma especial por Deus, que passeava com Ele na virada do dia, que tinha um relacionamento tão próximo, agora se achava tão distante, desligado de Deus.Daí, até hoje vemos essa busca do homem de se religar. A busca por uma religião, algo que vá o aproximar de novo a Deus.


Estive visitando dois templos muito diferentes em pouco tempo e pude ver de perto essa necessidade nas pessoas. Estive no Centro Islâmico de Belo Horizonte e na Igreja Católica da Candelária no Rio de Janeiro. Pude conhecer pessoas fiéis a sua crença. Essas pessoas estão apenas buscando, de alguma forma aquilo que o homem perdeu a milhares de anos atrás com a sua queda – se religar a Deus. Onde para essa busca?


Jesus disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim” (Jo 14:6).Jesus não falou de qualquer religião para ser ligado novamente a Deus. Jesus disse que apenas por ele isso seria capaz.


João 1 diz que Jesus era a palavra e palavra estava com Deus e a palavra era Deus.Em Filipenses 2:6,7 diz que embora sendo Deus, Jesus não considerou que isso seria algo que devia apegar-se, mas se esvaziou vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens.


Jesus foi cem por cento Deus e cem por cento homem, mas como?Por acaso alguém pode ser metade pai e metade filho? Não. Essa pessoa é sempre cem por cento pai e cem por cento filho.Somente Jesus sendo completamente Deus poderia segurar na mão de Deus Pai e sendo completamente homem, poderia segurar na mão do homem e aproximá-los novamente.


A busca incansável por essa reaproximação do homem a Deus só terá o seu fim em Jesus. Ele é o caminho.

João 14
6 Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim.

Leia também isto:

0 comentarios